Pular para o conteúdo principal

Rinoceronte Luna, de 53 anos, morre no zoológico de BH
Foto: Suziane Brugnara

Rinoceronte Luna, de 53 anos, morre no zoológico de BH

criado em - atualizado em

Com pesar, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH comunica o falecimento da rinoceronte Luna, no Zoológico de BH, neste dia 13 de outubro de 2023.

 

Luna é da espécie rinoceronte branco do sul (Cerathoterium simum simum) e completaria 54 anos de idade em maio de 2024. Animal mais velho do Zoo de BH, ela é considerada também um dos mais longevos de sua espécie sob cuidados humanos. Uma pesquisa realizada pela equipe técnica da FPMZB aponta que o rinoceronte branco do sul mais longevo do mundo, que vivia sob cuidados humanos, faleceu com 55 anos de idade, na França.

 

Já tendo superado a expectativa de vida da espécie (sob cuidados humanos, é de 50 anos, e na natureza, de 30 anos), Luna já apresentava, há alguns anos, doenças típicas de sua idade avançada e vivia cercada de cuidados intensivos e do carinho da equipe.

 

A causa da morte será apurada após resultados dos exames de necropsia.

 

História

 

Luna nasceu em 4 de maio de 1970 e chegou ao Zoológico de Belo Horizonte em dezembro de 1972, vinda da Alemanha Ocidental. Teve dois companheiros de vida em BH, mas não teve filhotes.