Pular para o conteúdo principal

Reunião debateu a mobilidade urbana de Belo Horizonte
Divulgação/PBH

Reunião debateu a mobilidade urbana de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A 19ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana - ObsMob-BH - foi realizada na manhã desta quarta-feira (11), na Prefeitura de Belo Horizonte, quando foi apresentado e debatido o Plano Local de Mobilidade Limpa para a Área Central de Belo Horizonte (PLML). 

Na abertura do evento, Rafael Murta, diretor de Planejamento Estratégico e Inovação da Superintendência de Mobilidade (Sumob), enfatizou que o plano vem sendo elaborado dentro do contexto das mudanças climáticas e com os conceitos da mobilidade urbana sustentável. Segundo Murta, o trabalho é conduzido com a participação de várias áreas da Prefeitura, entidades da sociedade civil e cidadãos. “A apresentação de hoje já traz mais elementos para o debate e ainda há espaço para melhorias, com a incorporação das contribuições positivas dos participantes e de todas as pessoas interessadas em colaborar”. 

O Plano Local de Mobilidade Limpa (PLML) foi apresentado por representantes do consórcio Logit, ITDP e WRI, responsável pelo desenvolvimento do plano, além da empresa local Metrix, que vem apoiando tecnicamente o projeto. 

A representante do ITDP, Clarisse Cunha, explicou que o plano está alinhado com oito eixos do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte: mobilidade ativa, mobilidade coletiva, circulação calma, mobilidade motorizada, logística urbana, cidade sustentável, acessibilidade universal e gestão, fiscalização e operação. De acordo com Clarisse, o plano apresenta uma inversão de prioridades no espaço urbano, tendo como centralidade o pedestre. Várias recomendações estão sendo feitas para o planejamento de medidas mais amplas na cidade. “O Plano Local de Mobilidade Limpa é um laboratório não só para Belo Horizonte, mas também para outras cidades, com a criação de áreas para a integração de diversas intervenções urbanas, criando um repertório de soluções para serem expandidas para diversas regiões da cidade”, disse.  

Para a assessora técnica da Sumob Liliana Hermont, a expectativa é que o Plano Local de Mobilidade Limpa consiga trazer para a realidade da cidade as zonas de baixa emissão de poluentes e as estratégias de mobilidade urbana sustentável já previstas no nosso Plano Diretor. “Já temos o projeto-piloto, que é a próxima etapa, quando vamos aplicar as estratégias previstas no plano. Estamos tentando construir uma rede de autores do projeto, junto a várias secretarias que administram a cidade e a sociedade civil, principalmente, por meio do Observatório da Mobilidade Urbana e do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, o Comurb. A intenção é ampliar as discussões para que a sociedade civil e a própria administração possam contribuir no detalhamento do Plano Local de Mobilidade Limpa”, afirmou Liliana.

A 19ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana - ObsMob-BH - contou com a participação de representantes de vários órgãos e secretarias da PBH, da BHTrans, da Sumob, dos ciclistas, da Comissão Regional de Transportes e Trânsito e entidades da sociedade civil que puderam debater e apresentar sugestões ao PLML. 

ObsMob-BH

O Observatório da Mobilidade é o espaço de participação da sociedade civil no processo de monitoramento da mobilidade urbana da capital. As reuniões são importantes para acompanhar a implantação do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH), monitorar o andamento das metas e discutir com a sociedade sobre os programas, planos e projetos em andamento.