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PBH atende 920 demandas de mobilidade e reforça participação popular
Divulgação/PBH

PBH atende 920 demandas de mobilidade e reforça participação popular

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou nessa terça-feira (10) o balanço das ações de mobilidade realizadas em 2024, a partir das demandas apresentadas pelas comunidades das nove regionais da capital, por meio das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTTs). Até dezembro, foram 920 demandas atendidas e respondidas à população por meio das CRTTs.

A reunião contou com a presença dos secretários municipais Josué Valadão, de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, e Paulo Lamac, de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, representando o prefeito Fuad Noman, do chefe de gabinete da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob), Lucas Colen, representando o superintendente André Dantas, e da superintendente de Operações da BHTrans, Maria Odila Matos, representando a presidente Deusuíte Matos e da diretora de Comunicação, Marketing e Mobilização Social, Anelisa Maradei, da SUMOB. Também participaram os membros das nove regionais da CRTT, além de representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, da Sumob e da BHTrans. 

Resultados no atendimento às demandas

A gerente de Mobilização Social da Sumob, Suzana Belo, e o coordenador Cláudio Mendes apresentaram o balanço das ações realizadas nas nove regionais em 2024. Foram abertas 1.001 novas demandas de mobilidade para a cidade, sendo que 920 (92%) já foram atendidas e respondidas à população. A regional com maior número de solicitações foi a Oeste, com 180 pedidos, e a com a menor foi a Centro-Sul, com 59. 

Foram 778 solicitações relacionadas ao trânsito, como a implantação e manutenção de sinalizações verticais e horizontais, instalação de redutores de velocidade, semáforos, alterações de circulação e tratamento viário no entorno de escolas. Já no transporte foram 205 demandas, como a criação de novas linhas, alterações nos itinerários para atendimentos a centros de saúde, atendimentos noturnos e melhoria de conexões entre bairros, além de acréscimo de viagens nas linhas atuais. 

Participação popular e trabalho conjunto

Ao todo foram realizados 108 encontros com as comissões ao longo do ano, entre reuniões ordinárias e extraordinárias, além de dezenas de visitas técnicas com os membros das comunidades para avaliar as necessidades locais. “Todas as conquistas são resultado de um trabalho intenso que envolve relacionamento com moradores, conhecimento e análise das necessidades locais, realização de reuniões, debates e discussões sobre as reivindicações, ou seja, um diálogo constante com todos os envolvidos no processo”, afirmou Suzana Belo. 

Os secretários municipais também destacaram a relevância do processo participativo. Valadão comemorou os bons resultados e a resposta positiva alcançados em 2024. Paulo Lamac afirmou que o momento de balanço é fundamental para fortalecer os mecanismos de participação popular. “Essa é uma visão que o prefeito Fuad abraçou. A população precisa ter formas de se manifestar diretamente sobre os anseios que tem. E é essa soma de esforços, capitaneada pelo prefeito, passando pelos secretários e por toda a equipe da administração, que transforma os anseios da população em ações de governo.” Everaldo da Matta, gerente de Ação Regional Venda Nova da BHTrans, que falou em nome da equipe técnica de mobilidade, ressaltou a importância da escuta ativa: “Levamos o parecer técnico e a comunidade nos fala das necessidades do dia a dia. Se a gente não ouvir, a gente erra muito”.

Representantes das CRTTs também elogiaram o trabalho realizado. Flávio Moreno, membro da CRTT Oeste, parabenizou quem disponibiliza seu tempo de forma voluntária para trabalhar pela comunidade: “Quando eu disponibilizo meu tempo, não é pra mim, é para conseguir o melhor para todo mundo. Tentamos fazer uma política pública mais harmoniosa para todos”. Já Exupério, representante da CRTT Barreiro, reforçou a esperança de continuidade do trabalho conjunto: “Esperamos continuar trabalhando com a Prefeitura e com todos os membros das CRTTs, lutando juntos para conseguir melhorias para nossas regionais. E esperamos que, no final do próximo ano, possamos voltar aqui para elogiar o trabalho de todos novamente”. 

Conheça a CRTT

A Prefeitura de Belo Horizonte mantém um canal de participação popular nas discussões e decisões em questões sobre transporte público, trânsito e planejamento urbano por meio das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTTs), instituídas nas nove regionais da capital. 

Os representantes são eleitos pelas comunidades locais. Além de moradores e pessoas interessadas, também compõem os grupos membros indicados pelos Fóruns de Transporte Suplementar, de Táxi, Transporte Escolar e pelos ciclistas e motociclistas. Os integrantes das Comissões são escolhidos pela comunidade em processo eleitoral aberto a todos os interessados.