Pular para o conteúdo principal

Crianças do programa Superar nadam em piscina, durante o dia.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Parceria da PBH com UFMG proporciona núcleo de atuação para o programa Superar

criado em - atualizado em

Em mais uma ação de expansão, o programa Superar vai ganhar um novo núcleo de atuação, desta vez em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para atendimento exclusivo a universitários com deficiência. O Superar é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte e de atividades físicas e culturais.

 

A sétima unidade do Superar entrará em funcionamento no mês de agosto, no Centro Esportivo Universitário, localizado à avenida Coronel Oscar Paschoal, s/nº, bairro São Luís, região da Pampulha.

 

O novo núcleo é uma parceria do Superar com a UFMG por meio do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, do Centro Esportivo Universitário e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. As atividades serão realizadas pelos alunos de educação física da UFMG sob a supervisão da equipe técnica do Superar. O núcleo integra o projeto de extensão da UFMG intitulado “Atividades Física para Universitários com Deficiência”.

 

A expansão do programa municipal vai gerar um intercâmbio de conhecimento entre a Prefeitura e a UFMG, além de possibilitar aos alunos de educação física a ampliação da formação acadêmica na área de inclusão social e a oferta de atividades físicas com benefícios à saúde e qualidade de vida. Alunos com deficiência da UFMG podem se inscrever até 31 de julho para as atividades do novo núcleo do Superar. Na primeira fase de funcionamento serão atendidos 20 alunos, com aulas as terças e quintas, nas modalidades natação e treinamento funcional.

 

 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 31 de julho neste link. O interessado deve estar matriculado em curso de graduação ou pós-graduação, ser sócio do Centro Esportivo Universitário, apresentar atestado médico recente para a prática de atividade física adaptada e passar por uma avaliação física realizada pelos profissionais do projeto. Mais informações pelo telefone 313277-4546 e e-mail programasuperarufmg@gmail.com.

 


O programa

Com 16 modalidades esportivas e ocupacionais, o Superar atende 900 alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. As modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão.

 

O programa conta com dois centros de referência (Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência e a Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo) e sete núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves e João Moreira Salles, além da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte, da Associação de Surdos e da UFMG (em implantação).

 

Os requisitos para participar do Superar são idade superior a seis anos e apresentação de laudo de deficiência. O ingresso é condicionado à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277-4546 e 3277-7681.