Pular para o conteúdo principal

Mais de quinze pessoas, sentadas, em reunião.
Foto: Divulgação PBH

Centros de saúde da Prefeitura investem na sensibilização dos pacientes fumantes

criado em - atualizado em

Lúcia Helena, de 60 anos, é portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica. Moradora da região Nordeste de Belo Horizonte, ela recebe o apoio da equipe do Centro de Saúde Gentil Gomes para vencer a dependência do cigarro, dentro do Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Hoje ela participa do grupo “Tabagismo: apague essa ideia”, coordenado pela farmacêutica Bruna Aparecida da Silva e o psicólogo Sandemar Fernandes Silva. “Não é a primeira vez que participo do grupo. Não tem sido fácil a minha luta contra a dependência, mas vou perseverar em mais esta oportunidade”, disse Lúcia.

 

O programa é oferecido nos centros de saúde da Prefeitura com o objetivo de conscientizar sobre os malefícios do cigarro e ajudar os fumantes a tratar a dependência. As atividades contemplam medidas preventivas e de redução da doença e os interessados podem procurar o seu centro de saúde de referência.

 

No Centro de Saúde Gentil Gomes, a proposta do grupo “Tabagismo: apague essa ideia” é entender os motivos que levam a pessoa a fumar, mostrar os danos causados pelo uso do cigarro, aprender como parar de fumar, como enfrentar as crises de abstinência e conhecer estratégias para evitar recaídas.

 

O grupo terá sete encontros, nos próximos três meses. Cada uma das sessões  contará com intervenções de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), como clinico geral, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, farmacêutica, assistente social e educador físico, além de uma equipe de odontologia voluntária.

 

Para o psicólogo Sandermar Fernandes Silva, a assiduidade dos participantes aos encontros é de fundamental importância para o tratamento. “É muito importante o comprometimento e o envolvimento do paciente com os encontros e as atividades, pois o desmame do cigarro é feito de maneira gradual e ele tem que querer. O acompanhamento constante de cada assistido é imprescindível”, ressalta o profissional.

 

Eneida Marçal é fumante há 29 anos. Assim como Lúcia Helena, ela também mora na região Nordeste, não perdeu tempo e já faz parte do grupo. “É a primeira vez que recebo o convite para participar desses encontros e apesar de não me considerar uma fumante muito ativa, vou levar a sério o tratamento, pois quero largar essa coisa o quanto antes”, afirma Eneida.

 

 

Tabagismo

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.  Segundo o Ministério da Saúde, os cigarros contêm cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo a nicotina uma delas.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável, adoecimento e empobrecimento em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.

 

Os diversos tipos de fumo, como cigarros industrializados e de palha, cachimbos, charutos e narguilés, têm cerca de cinco mil substâncias tóxicas e provocam mais de 50 doenças, entre elas as doenças cardiovasculares, pulmonares e o câncer.