Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Esporte e Lazer investe na participação de mulheres no esporte

criado em - atualizado em

A diretriz da política pública de inclusão social dos programas e projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer incorporou ações específicas de expansão do número de mulheres nas atividades esportivas e de lazer. Entre as iniciativas estão a utilização do indicador de gênero nos programas e a criação de duas novas categorias (sub-20 e sub-17) no futebol feminino na Copa Centenário. Antes de 2017, só existia a categoria adulta na competição. As iniciativas pretendem promover o acolhimento e fortalecer a participação feminina.

 

Outro destaque é o incremento do número de turmas de futebol de campo e de quadra de modalidade mista nas oficinas esportivas e escolinhas de futebol. Desde 2018, a Smel é membro do “Comitê de Equidade 50-50: todas e todos pela Equidade”, e signatária do Plano Municipal de Equidade de Gênero.

 

Copa Centenário – módulo Feminino

 

Nesse domingo (4), jogaram pela última partida do Feminino Adulto da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, os times Prointer (equipe da região Centro-Sul) e Siderúrgica (bairro Horto, região Leste).  Com a entrega dos troféus e medalhas foram encerrados os três módulos femininos da Copa de 2022.

 

As partidas do Feminino Adulto (jogos finalizados nesse domingo), um dos 11 módulos do torneio promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, começaram há cerca de dois meses com 26 equipes e 619 atletas.

 

Adriana Branco, secretária Municipal de Esportes e Lazer, entregou os troféus para a equipe campeã e a vice. Também receberam troféus: Larissa Mirella, da equipe da Siderúrgica, como melhor artilheira com a marca de 13 gols e Rayssa Alves, como a goleira menos vazada com apenas dois gols sofridos. As atletas das duas equipes que disputam a final foram agraciadas com medalhas.

 

O Prointer conquistou o tricampeonato da Copa sem perder uma partida. A campanha vitoriosa registra 2 a 0, com o Bahia, 6 a 0 sobre o Nacional, 4 a 2 em cima do Corinthians e 4 a 0 sobre o Paraíso. Na semifinal ganhou do Américo com o placar de 3 a 0.

 

Futebol feminino

 

A Copa Centenário tem dado importante contribuição para o incremento da pratica do futebol feminino na capital. Neste ano, 40 equipes com 919 atletas participaram das três categorias (sub-17, sub-20 e adulto) do torneio com jogos iniciados em março.

 

A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, pretende fortalecer as associações esportivas amadoras da capital, reafirmando o papel delas no processo de inclusão social de seus praticantes. Acompanhe o  calendário e os resultados das partidas da Copa Centenário pelo site.

 

Vale ressaltar que atletas que participaram em outras edições do torneio, atualmente jogam em times profissionais a exemplo do América Mineiro, Botafogo (RJ) e Taubaté. O maior destaque é Marta Vieira da Silva, jogadora da Seleção Brasileira, que registrou uma temporada de participação como atleta da Copa Centenário.

 

Em 2019, os jogos do futebol feminino mobilizaram 24 equipes com 582 atletas. Neste ano são 40 equipes.

 

Copa Centenário

 

A Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima é um dos principais torneios amadores do Brasil e teve início em 1997, em comemoração ao aniversário de 100 anos de Belo Horizonte. A competição pretende fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão e ascensão social para os seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população.


Neste ano a competição tem 11 categorias: feminino (sub-17, sub-20 e adulto); masculino (sub-13, sub-15, sub-17 e master 40 e 50 anos); e masculino amador (módulos A, B e C).

 

Cinco dos campos que sediam jogos da competição - incluindo a sede da final de domingo, a Arena Morro das Pedras -, foram requalificados pelo programa Varzea Viva, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

A competição mobilizou em 2019 mais de 5,4 mil participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica, de quase 220 clubes.