Pular para o conteúdo principal

Regional Leste recebe mais uma edição do Escola nas Férias

criado em - atualizado em
De 22 a 26 de janeiro, 13 escolas municipais da região Leste de Belo Horizonte abrem as portas mais uma vez para ofertar o programa Escola nas Férias, da Prefeitura de Belo Horizonte. Nesse período, diferentes atividades recreativas e culturais serão oferecidas às crianças de 6 a 14 anos das comunidades do entorno das escolas.

De acordo com Vânia Silva Freitas, da equipe da Diretoria Regional de Educação Leste, o objetivo do programa, que é coordenado pela Diretoria de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação, é dar oportunidade de lazer e diversão para as crianças e adolescentes que estão de férias na capital.

“O programa não contempla apenas crianças da Rede Municipal de Educação, mas todas que estão na comunidade. As inscrições para a participação no Escola nas Férias começaram no ano passado, mas também poderão ser realizadas no dia da atividade com a presença do responsável pela criança”, explica. 
 
Entre as atividades ofertadas estão oficinas de jogos, de beleza, de brincadeiras, de construção de brinquedos, de música, de dança, de artesanato, de informática, além de esporte na piscina, capoeira, gincana, pintura corporal, cama elástica, pula-pula e piscina de bolinhas. 
 
As escolas também programaram passeios com as crianças em cinemas, parques municipais, teatro e museu. “Em todas as atividades as crianças serão acompanhadas por oficineiros, que são monitores do programa Escola Integrada ou voluntários da comunidade”, ressalta Vânia. 



Escola Municipal São Rafael

A única escola da região Leste que não oferecerá programação do Escola nas Férias é a Escola Municipal São Rafael, no bairro Pompeia, pois está passando por reformas. No entanto, segundo Vânia Freitas, as crianças moradoras do entorno dessa escola não ficarão fora do programa, já que serão acolhidas pela Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Santa Efigênia. “Haverá dois ônibus que levarão as crianças para participarem das diferentes oficinas na Escola Santos Dumont”, informa.


As atividades do programa Escola nas Férias serão realizadas das 9h às 16h, e incluem a distribuição de café da manhã, almoço e lanche da tarde aos participantes.



Escola nas Férias 

O programa articula ações conjuntas com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Esporte e Lazer e com a Fundação de Parques e Zoobotânica. As atividades são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com opção de participação em horário integral ou somente de manhã ou à tarde. 
 
Cada escola tem autonomia para definir a sua programação e os dias de funcionamento durante a semana do Escola nas Férias, contemplando um mínimo de três dias e o máximo de cinco no calendário de atividades. Além de uma programação diversificada, a Prefeitura oferece a alimentação para todos os participantes. São três refeições diárias, incluindo o almoço.

O programa Escola nas Férias proporciona práticas de lazer aos estudantes e à comunidade escolar, contemplando as vivências de jogos e brincadeiras, atividades esportivas e demais práticas culturais durante o período das férias escolares. Ao mesmo tempo, ele promove a   socialização entre as crianças e adolescentes. 

Nesta edição, o Escola nas Férias será oferecido em 158 instituições da Rede Municipal de Educação, sendo 26 escolas da Regional Barreiro; 9 escolas da Regional Centro-Sul; 13 escolas da Regional Leste; 23 escolas da Regional Nordeste; 16 escolas da Regional Noroeste; 19 escolas da Regional Norte; 14 escolas na Regional Oeste; 14 escolas na Regional Pampulha e 24 escolas na Regional Venda Nova.