Pular para o conteúdo principal

Consultório odontológico em centro de saúde com equipamentos novos, um dentista e duas técnicas.
Foto: Lidiane Sant'Ana/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte conclui reformas em 107 centros de saúde

criado em - atualizado em

Com o objetivo de melhorar as estruturas das unidades de saúde e garantir mais qualidade e conforto no atendimento à população, desde 2017 a atual gestão executou obras de manutenção em 107 centros de saúde. Com investimentos de aproximadamente R$ 8 milhões, os trabalhos são realizados pelas gerências regionais de manutenção da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Atualmente, Belo Horizonte conta com 152 centros de saúde, responsáveis por cerca de 30 mil atendimentos diariamente.

 

Além dessas reformas, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) realiza pequenos serviços de manutenção em todos os centros de saúde da cidade, conforme surgem as necessidades. São serviços como troca de lâmpadas, conserto de portas ou torneiras, por exemplo. 

 

No geral, as intervenções contemplam obras de manutenção elétrica, hidráulica, reformas nos telhados, tratamento de infiltração, serviços de marcenaria, podas, capina e pintura, pequenas melhorias, mas que fazem grande diferença para os usuários. “Nosso objetivo é reformar os centros de Saúde e melhorar a estrutura física da saúde do Município, proporcionando um melhor atendimento aos pacientes e melhor condição de trabalho aos servidores.”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho.

 

Na região do Barreiro, por exemplo, 17 das 21 unidades passaram por obras. O Centro de Saúde Pilar foi um dos que receberam as intervenções, como pintura e instalação de pia em consultórios, bancada na recepção, abertura de porta e instalação de portão. “O trânsito entre os consultórios foi reduzido e a sala de observação ficou em um local de mais fácil acesso para a equipe do SAMU”, afirma a médica Nina Brina, integrante do colegiado gestor do Centro de Saúde.

 

Morador do bairro Pilar há 15 anos e membro do Conselho Distrital de Saúde, Jorge Luiz Pereira fala com propriedade sobre as melhorias. “Fazia muito tempo que não tínhamos melhora nenhuma na estrutura do centro de saúde. O ganho foi muito importante pra nós. Agora temos muito mais privacidade durante as consultas”, afirmou.