Pular para o conteúdo principal

FLI - BH Festival Literário Internacional 2019
Arte: PBH

Prefeitura abre inscrições para o 3º Festival Literário Internacional de BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza o 3º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH) - Do Livro à Voz: Narrativas Vivas, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro, com curadoria da poeta Nívea Sabino e da ilustradora Marilda Castanha. Em 2019, o FLI-BH irá ocupar o Parque Municipal Américo René Gianetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro). As oficinas serão realizadas no Parque e no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça da Estação, e a Mostra de Cinema, no MIS Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza).

 

Com o objetivo de valorizar a leitura e a produção literária, a programação do Festival estará disponível em breve e contará com palestras, rodas de conversa, oficinas, saraus, narrações de histórias, exposições, espaço literário, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com escritores e escritoras independentes, mostra de cinema e literatura, biblioteca e intervenções urbanas. Toda a programação é gratuita.   

 

As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 19 de setembro. Serão promovidas dez oficinas e as vagas são limitadas. Estão abertas também, até o dia 19, as inscrições gratuitas para as autoras e os autores independentes que queiram promover sessões de autógrafos e lançamentos de seus livros no FLI-BH. Os interessados nas oficinas e nas sessões de autógrafos devem preencher o formulário de participação. 

 

 

Oficinas

Oficina Poética do Sarau Libertário – Instrutora: Bruna Kalil Othero – Vagas: 20

Data: 26/9 - Horário: 11 às 14h - Local: Biblioteca Teatro de Bolso do FLI-BH - Parque Municipal

A atividade reúne exercícios e provocações literárias com o intuito de incentivar a escrita de poesia por pessoas interessadas no assunto. Haverá leitura e discussão de textos da literatura brasileira, e, a partir deles, surgirão ideias e possibilidades de criação literária.

 

Escritas Urbanas - Instrutor: Renato Negrão – Vagas: 15

Data: 26 e 27/9 - Horário: 9h às 13h - Local: Centro de Referência da Juventude

O objetivo da atividade é a produção do texto poético, oferecendo aos participantes um ambiente de compartilhamento de experiências, preservando os caminhos e as propostas individuais. Serão utilizados procedimentos experimentais de desbloqueio da escrita, valendo-se de jogos, de investigações e de estratégias para despertar ainda mais a expressividade.

 

Leitura de Cartas Dramáticas - Instrutora: Lygia Peçanha – Vagas: 20

Data: 26 e 27/9 - Horário: 17h30 às 20h30 - Local: Biblioteca Teatro de Bolso do FLI-BH - Parque Municipal

A oficina+performance propõe uma experiência de compartilhamento de histórias de amor e busca exercitar o ato de transportar algo privado e individual para o coletivo e público, discutir sobre nossas motivações a escrever, nossa recepção de algo via a oralidade ou a escrita e nossas sociabilidades no mundo de hoje. Os participantes da oficina são convidadas (os) a se apresentarem na performance que integra a programação da FLI-BH.

 

Colagem Criativa - Recorte e Composição - Instrutor: Roberto Marques – Vagas: 15

Data: 27 e 28/09 - Horário: 9h às 13h - Local: Centro de Referência da Juventude

O objetivo geral da oficina é despertar, estimular a criatividade como um todo e apresentá-la como uma técnica que surpreende e inova, permitindo ótimos resultados criativos, de maneira rápida, através do recorte e composição aleatória ou intencional das formas sobre um suporte, gerando sempre novas imagens e arranjos inéditos.

 

Carolina: A Artista para Além do Diário - Instrutora: Dalva Maria - Vagas: 20

Data: 27/9 - Horário: 14h às 18h - Local: Centro de Referência da Juventude

A atividade busca promover um olhar sobre a autora Carolina de Jesus, para além da favelada que escreveu um livro e mostrar a artista que ela era: compositora, dramaturga, contista, romancista, cronista, musicista.

 

Tranças do Verbo: Palavra e Imaginário Afro-brasileiro – Instrutor: Allan da Rosa - Vagas: 20

Data: 28/9 - Horário: 10h às 14h - Local: Centro de Referência da Juventude

A oficina vai abordar a letra negra e a literatura que marca presença na história brasileira e que efervesce na periferia de São Paulo hoje, fornecendo inclusive subsídios e práticas que contemplam os debates sobre a lei 10.639/03.

 

Escrita Criativa e a LiteraRua - Instrutor: Vito Julião – Vagas: 30

Data: 28/9 - Horário: 14h às 18h - Local: Biblioteca Teatro de Bolso do FLI-BH - Parque Municipal

A oficina consiste na sensibilização ao fazer poético da escrita cri(ativa), por meio de uma imersão na maneira como cada participante se relaciona com a poesia e sua escrita. O objetivo é auxiliar a diversificar caminhos e percursos que a palavra pode tomar no nosso íntimo e destacar como isso impacta na maneira de viver/escrever sobre o mundo que vivemos.

 

Narrativas Insubmissas: Memórias, Escrevivência e Mandinga – Instrutora: Júlia Elisa – Vagas: 20

Data: 29/9 - Horário: 9h às 13h - Local: Centro de Referência da Juventude

A atividade propõe uma experimentação e reflexão sobre e pela construção de narrativas interdisciplinares, possibilitando exercitar a poesia como dispositivo por uma autorrevolução e reencontro de si, a partir de subjetivações insubmissas.

 

Oficina Feminina de Rap - Literatura, Poesia e Rima – Instrutora - Lana Black e Negah Thé – Vagas: 35

Data: 29/9 - Horário: 9h às 10h30 - Local: Palco Literário - Parque Municipal

O objetivo da atividade é a formação de mulheres na cultura Hip Hop, incentivando o público feminino que está inserido na cultura e também pessoas que possuem interesse em conhecer pouco mais sobre esse universo.

 

Leitura de Imagens: Oficina de Estudo e Análises da Imagem dentro do Livro Ilustrado - Instrutora: Anabella López – Vagas: 20

Data: 29/9 - Horário: 15h às 19h - Local: Centro de Referência da Juventude

A oficina analisará a relação entre as linguagens escrita e visual nos livros ilustrados e seus usos como instrumento na leitura de imagens, buscando compreender como a ilustração constrói uma narrativa e como ela reflete na lógica interna e interpretação de cada livro.