Pular para o conteúdo principal

Jovem filme homem à frente de fogão de lenha, durante o dia.
Foto: Leandro Wenceslau

Mostra exibe curtas metragens produzidos por jovens no MIS Cine Santa Tereza

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura promove no domingo, dia 15 de julho, às 17h, no MIS Cine Santa Tereza, a 2ª Mostra Cine Vida de Curtas Metragens. Serão exibidos ao público os trabalhos desenvolvidos nas oficinas do Projeto Cine Vida entre setembro de 2017 e junho de 2018. Os curtas produzidos a partir das aulas ministradas em oito centros culturais da cidade tiveram como inspiração o tema Novos Horizontes. O evento tem entrada gratuita.

 

O tema Novos Horizontes norteou o desenvolvimento dos roteiros e argumentos que se transformaram em filmes no processo de aulas práticas das oficinas. As propostas foram variadas e dessa pluralidade o resultado foi a realização de oito curtas metragens instigantes com histórias tão diversas como as realidades de cada região da cidade de Belo Horizonte, onde os filmes foram realizados.

 

Leandro Wenceslau, coordenador do projeto, explica que a escolha do tema desta edição vai de encontro ao desejo dos próprios alunos. “Para além da interpretação literal, um novo horizonte é também uma nova possibilidade, um novo olhar, um novo questionamento, uma alternativa, uma saída, um novo caminho, uma nova jornada em uma história ou para um personagem”, completa.

 

O Projeto

O Cine Vida é um projeto de oficinas de iniciação ao universo audiovisual, voltadas principalmente para formação de jovens e adultos interessados em conhecer o universo do audiovisual. Durante a realização do projeto, seus participantes são incentivados a desenvolver sua sensibilidade artística, sua relação com o mundo e com a sétima arte.

 

As oficinas propõem a compreensão e prática dos participantes de contextos colaborativos fundamentados na articulação de redes, diversidade em diálogo, cogestão, valorização e preservação da identidade e memória da cidade, economia sustentável e na arte e linguagem como agentes transformadores. Também buscará introduzir a linguagem cinematográfica e seus conceitos técnicos, teóricos e filosóficos sobre o cinema a seus participantes.

 

2ª Mostra Cine Vida

Dia 15 de julho | domingo | 17h

MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)

Entrada gratuita

 

Curtas metragens

• Um dia, muitas vidas

Roteiro e Direção: Marcos Bernardes

Produzido em setembro/2017, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.

Tempo: 11’11’’

Sinopse: Um bater de assas de uma borboleta pode derrubar um viaduto?

Classificação indicativa: Livre

 

• O Beija Flor

Roteiro e Direção: Maria Luiza Rodrigues Vieira

Produzido em outubro/2017, Centro Cultural São Bernardo.

Tempo: 10’26’’

Sinopse: Vera enfrenta as dificuldades de um casamento, mas algo raro como um beija-flor acontece.

Classificação indicativa: Livre

 

• Seu progresso, meu retrocesso

Roteiro: Eduardo Ribeiro

Direção: Matheus Roedel

Produzido em novembro/2017, no Centro Cultural Pampulha.

Tempo: 15’11’’

Sinopse: Jane relata sua história de abusos sofridos pelo seu ex-marido e como a arte foi sua porta de salvação na vida.

Classificação indicativa: Livre

 

• Cinzas

Roteiro e Direção: Sarah Kacowicz

Produzido em fevereiro/2018, no MUMO – Museu da Moda de Belo Horizonte

Tempo: 08’32’’

Sinopse: Um possível casal, ao final de mais um Carnaval, alterna pensamentos e questionamentos sobre efemeridades da vida, buscando, um no outro, a companhia perfeita para uma quarta-feira de cinzas.

Classificação indicativa: 12 anos

 

• Contrarregra

Roteiro e Direção: Bernardo Silvino

Produzido em março/2018, no Centro Cultural São Geraldo

Tempo: 07’22’’

Sinopse: A vida muitas vezes nos parece baseada em um script social pré-concebido. Ousar sair do que está no papel é fruto de muita coragem e é uma decisão dolorosa. Olhares desconfiados e conselhos tradicionais começam a povoar a vida dessas pessoas. Fechando os olhos é possível lembrar dessas falas e desses conselhos.

Classificação indicativa: Livre

 

• Bartcoxa

Direção: Mairon Pereira Gonçalves

Roteiro: Simone Aparecida Gomes Farias e Mairon Pereira Gonçalves

Produzido em abril/2018, no Centro Cultural Alto Vera Cruz

Tempo: 12’55’’

Sinopse: Em meio a muitas lutas, o projeto Bartcoxa sobrevive levando a cultura do forró para a periferia de BH, transformando vidas enquanto faz todo mundo dançar sem parar.

Classificação indicativa: Livre

 

• Quem disse que Tereza não vem?

Roteiro e Direção: Ana Flávia Paes

Produzido em maio/2018, no MIS Cine Santa Tereza

Tempo: 09’10’’

Sinopse: Após superar uma depressão pós-parto e um complicado processo de separação, Tereza tenta refazer a sua vida ao lado da filha e de seu novo amor. Mas para isto ela terá de enfrentar Pedro, o ex-marido violento e inconformado com a nova vida da ex-mulher.

Classificação indicativa: Livre

 

• Dia de Feirinha

Roteiro: Amanda Maia

Direção: Talita Lissa Alves da silva

Produzido em Junho/2018, no Centro Cultural Padre Eustáquio

Sinopse: Aninha, Yago, Pâmela e Fabrício, jovens adultos em busca de reconhecimento e autonomia, enfrentam desafios ao precisarem conciliar responsabilidades com a realização de seus projetos de vida. Eles encontraram no bar da Feira Coberta o ambiente para expressarem suas angústias e inquietudes, e nesse encontro semanal entre amigos, o estímulo para lidarem melhor com questões que esbarram no dia a dia de jovens de 20 e poucos anos.

Classificação indicativa: Livre