Pular para o conteúdo principal

Em mais uma fiscalização, PBH tira três ônibus de circulação por irregularidades
Foto: Adão de Souza/PBH

Em mais uma fiscalização, PBH tira três ônibus de circulação por irregularidades

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte aplicou mais seis autuações e recolheu três autorizações de tráfego durante operação de fiscalização do transporte público nesta quarta-feira (31) no bairro Dona Clara. Sete veículos da linha 5201 foram vistoriados. Os ônibus recolhidos só poderão retornar às ruas após comprovarem, em vistoria, que os problemas detectados foram solucionados. 

Os principais problemas detectados foram sistema do freio da porta desligado; freio de porta inoperante, defeito no sistema de elevador,  sinal sonoro luminoso do elevador inoperante e pneus em más condições.  

Desde a semana passada, quando a Prefeitura anunciou a adoção de uma política de Tolerância Zero em relação às empresas de ônibus, já foram vistoriados 22 ônibus e detectadas 52 irregularidades. Os fiscais expediram 59 autuações e três advertências, sendo recolhidas 14 autorizações de tráfego (AT). 

Os principais problemas encontrados foram freio de porta desligado, veículo em más condições, comprometendo a segurança, padronização interna, sistema elétrico e pneus em más condições e defeito no elevador.  

Todos os ônibus que tiverem a AT recolhida ficam impedidos de circular nas ruas até que os problemas sejam reparados. Os veículos precisam passar por uma nova vistoria para receber o documento de volta. Nesse período, não será paga a remuneração complementar, que leva em conta a quilometragem percorrida pelo ônibus.