Pular para o conteúdo principal

Fachada do Complexo de Saúde do Barreiro de Cima, com conclusão prevista para o fim de 2017.
Foto: Antônio Rodrigues/PBH

BH em Pauta: Complexo de Saúde do Barreiro de Cima

criado em - atualizado em
Com uma área de aproximadamente 3,9 mil m², o Complexo de Saúde do Barreiro de Cima vai abrigar, além do Centro de Saúde, o Centro de Reabilitação (CREAB), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) reiniciou em julho passado as obras de implantação e vai investir R$ 13,7 milhões nesse empreendimento. A obra é supervisionada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com previsão de término para o fim de 2017.

A Sudecap construiu grande parte da estrutura da edificação, parte do estacionamento, fachada de vidro e 80% dos acabamentos civis. No momento estão sendo executados os acabamento da piscina aquecida, balcões, armários, instalação de torneiras, guarda-corpos, finalização da área de estacionamento e pintura.

O projeto arquitetônico foi elaborado pela Sudecap e é composto pelas quatro unidades de serviços citadas acima que funcionarão de forma independente. Foi desenvolvido em dois grandes blocos verticais com fosso de ventilação central, devido à formação do terreno, unidos por uma circulação central – escada e elevadores. Serão executados os cabeamentos estruturados, continuação dos acabamentos civis e hidroelétricos, acessibilidade, ligação da rede pluvial, pintura externa e estacionamento descoberto com capacidade para 87 vagas.

A elaboração do projeto teve como fator determinante o aproveitamento racional do terreno, na tentativa de aproveitar ao máximo a topografia, orientação e interferências físicas. Será garantida a acessibilidade a todos os espaços edificados, e a setorização foi proposta a partir do fluxo de funcionamento de cada unidade, visando ao melhor acesso e circulação dos usuários, funcionários, materiais e resíduos.



Centro de Saúde e CREAB

Por possuírem programas mais extensos, o Centro de Saúde e o CREAB foram desenvolvidos em dois pavimentos com circulação vertical interna independente - através de escada e plataforma hidráulica - para acessar aos dois pavimentos, ocupando uma área de 980 m² e 1631 m², respectivamente.

O acesso ao Centro de Saúde se dá através de um hall aberto e que acessa também a Sala de Vacina, Coleta e Farmácia. Neste hall concentram-se os espaços destinados ao atendimento público. O local foi projetado com 18 consultórios, higienização, sala de cuidados básicos, sala de curativos com acesso externo, sala de observação com dois leitos, sala de odontologia com cinco cadeiras odontológicas. Neste nível também está localizada a área de zoonoses, com acesso restrito e independente, porém com uma ligação interna pela sala dos agentes.

A sala de reuniões com capacidade para 41 pessoas tem possibilidade de ampliação e união com a sala multimídia do NASF, através de paredes removíveis. As salas dos agentes e administração foram implantadas no 2º pavimento. Visando a facilitar a limpeza foram propostos, em pontos estratégicos, um depósito de material de limpeza para cada nível da edificação.

O CREAB foi planejado para contar com uma sala de Hidroterapia, um Ginásio de Ortopedia e Fisioterapia, um ginásio de Terapia Ocupacional, dois ginásios de Neurologia Infantil (fisioterapia e terapia ocupacional), dois Ginásios de Neurologia Adulto (Fisioterapia e Terapia Ocupacional), duas salas de reunião, um Ginásio para Atividade de Vida Diária, sala para Atendimento Respiratório, duas Salas de Órtese e Prótese, 14 consultórios,vestiários para pacientes, ambientes administrativos.



NASF

O NASF foi desenvolvido no segundo andar, mesmo pavimento de parte do Centro de Saúde, ocupando uma área de 479 m². Projetado para oito consultórios, uma cozinha pedagógica, um Salão de Atendimento de Grupo e uma sala de multimídia com 46 lugares . Já o CEO será implantado no terceiro pavimento, acima do CREAB, ocupando uma área de 512 m².

O Complexo de Saúde do Bairro de Cima está localizado à Avenida Menelick de Carvalho, esquina com a Avenida Ximango.
 

 

25/08/2017. Obras complexo de saúde Barreiro. Fotos: Antônio Rodrigues/PBH