Pular para o conteúdo principal

André Dantas apresenta experiências de mobilidade da PBH em eventos da ONU
Divulgação/PBH

André Dantas apresenta experiências de mobilidade da PBH em eventos da ONU

criado em - atualizado em

O superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Dantas, participou nesta segunda-feira (30), em Istambul, na Turquia, do Fórum de Prefeitos da ONU-Habitat (agência das Nações Unidas) que discute a urbanização sustentável e os desafios que as cidades, em todo mundo, enfrentam para garantir a segurança viária. André Dantas representou o prefeito Fuad Noman no Fórum. Dantas compartilhou experiências e discutiu estratégias, soluções de mobilidade segura e planejamento integrado dos transportes, além da promoção da mobilidade ativa e do transporte público.

O superintendente de mobilidade participou do painel sobre a Implementação de Iniciativas e Programas de Segurança Viária Bem-Sucedidos. Na apresentação, que respondeu à questão “Como a intermodalidade pode contribuir com a segurança viária?", André apresentou o projeto da Prefeitura de Belo Horizonte de intervenção Zona 30 no Bairro Confisco, que foi apoiado pela ONU-Habitat em parceria com o Instituto Wuppertal. A Intervenção teve o objetivo de reduzir a velocidade das ruas do entorno da Escola Municipal Anne Frank, para que os estudantes pudessem chegar ao local com mais segurança.

André ressaltou que Belo Horizonte foi a primeira capital brasileira a ter um plano de Mobilidade Urbana Sustentável – o PlanMob-BH, que teve a primeira versão já em 2010 e outras várias revisões desde então. Em 2019, o PlanoMob-BH foi incorporado ao Plano Diretor da cidade, direcionando o planejamento de Belo Horizonte a partir das diretrizes de uma mobilidade urbana mais sustentável tendo como focos principais a mobilidade coletiva e a mobilidade ativa. Ele destacou também os resultados alcançados pela adoção de políticas públicas para a redução de acidentes e mortes no trânsito em Belo Horizonte. Durante a 1ª Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito, os indicadores apontaram uma redução de 56,8% na taxa de mortalidade por acidentes de trânsito por 100 mil habitantes, comparando 2011 com 2020. “O trabalho da Prefeitura de BH é muito reconhecido. Recebemos um convite para o Urban Forum em 2024 no Egito. Nossos resultados em redução de acidentes impressionam muito. Falei sobre o Zona 30 no Confisco e mostrei a forma de engajamento que foi utilizada. As Nações Unidas vão emitir um comunicado dos prefeitos que fala de compromissos diversos para melhorar a segurança viária. Em minha avaliação, todos os compromissos já estão incluídos nos nossos planos e metas”, complementou André Dantas.

Ainda nesta segunda-feira, Dantas participou virtualmente do Avantia,  programa que também tem o apoio da ONU no âmbito de experiências de mobilidade urbana sustentável e que está sendo promovido pela Colômbia.  Neste encontro, o superintendente tratou de um estudo de caso também do Bairro Confisco, mostrando uma experiência que envolve uma auditoria de gênero, com foco na segurança das mulheres. O objetivo foi demonstrar como as cidades superam modelos de crescimento e se comprometem com as pessoas.