Pular para o conteúdo principal

Fachada de centro de saúde. Foto ilustrativa.
Foto: Divulgação PBH

Aluna conclui Programa de Residência de Medicina da PBH

criado em - atualizado em
Referência em Atenção Primária, o Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte (SUS-BH) certificou a primeira aluna que concluiu o curso do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho desenvolvido durante o curso pela médica Clarissa Santos teve reconhecimento mundial. Ela conquistou o primeiro lugar no 21º Congresso Internacional de Médicos de Família e Comunidade/WONCA – 2016. 

Intitulado “O Papel do Médico de Família e Comunidade em Situações de Desastre: a experiência em Mariana”, o trabalho apresentado pela médica destacou a importância da atuação dos médicos de família e comunidade em áreas de risco e vulnerabilidade social como atores estratégicos e essenciais para a realização de um diagnóstico situacional que alertasse as pessoas sobre possíveis riscos de acidente. Clarissa concorreu com médicos de 103 países, no Rio de Janeiro.  

Durante a cerimônia para entrega do certificado de conclusão da Residência, nesta quinta-feira, dia 16, a SMSA também concedeu à médica uma homenagem de menção honrosa pela premiação. Segundo Clarissa, a Residência de Medicina de Família e Comunidade foi fundamental para definir a sua área de atuação. “Foi a partir do suporte e embasamento teórico que tive na residência que pude realizar o trabalho sobre a tragédia de Mariana. O prêmio é uma homenagem a todos os atingidos”, disse. Defensora do SUS, a médica prestou concurso na PBH e aguarda ser convocada para a posse.



Residência de Medicina de Família e Comunidade 

Com dois anos de duração, o programa tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências que articulem ensino, serviço, gestão e controle social. A fim de atingir este objetivo, a proposta do programa é que os residentes da SMSA/PBH tenham estágios (treinamento em serviço) em cenários de prática da Atenção Básica, Secundária e Terciária, a fim de aprimorarem o conhecimento e atuarem em conjunto com os profissionais da Rede SMSA/SUS-BH.

Até o momento, três turmas já foram abertas. A prova de seleção para a quarta turma está agendada para o próximo dia 19/11 (domingo).  São ofertadas cinco vagas. O processo acontece em parceria com a Associação de Apoio a Residência Médica e Comissão Estadual de Residência Médica de Minas Gerais.