Pular para o conteúdo principal

Parada do Orgulho LGBT
Divulgação/PBH

PBH promove operação especial para Parada do Orgulho LGBT neste domingo (6)

criado em - atualizado em

Neste domingo (6) acontece a 23ª Parada do Orgulho LGBT da capital. A Prefeitura de Belo Horizonte, que é co-organizadora do evento, vai realizar ações de fiscalização e operação de trânsito e transporte para garantir o acesso da população. Durante o evento, os participantes também receberão orientações sobre direitos humanos, cidadania e saúde. Confira todas as ações programadas:

 

Cidadania

 

Equipes da Diretoria de Políticas para a população LGBT farão orientações sobre direitos humanos e cidadania para esse público. Serão repassadas ainda informações sobre os canais de denúncias em caso de violências de natureza lgbtfóbica e haverá a apresentação do Centro de Referência para a População LGBT aos participantes do evento.

 

Saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), disponibilizará uma tenda durante o evento para repassar informações sobre a rede de saúde do município e a prevenção em saúde sexual e. As equipes também distribuirão folhetos informativos, preservativos (interno e externo) e autotestes de HIV.

 

Fiscalização

 

Haverá plantões das equipes de Fiscalização do município para coibir a presença de ambulantes clandestinos.

 

Trânsito e transporte

 

Faixas de tecido serão afixadas para orientação aos condutores e agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans e Polícia Militar) irão monitorar e fiscalizar o tráfego na região.

 

Intervenções

 

A partir das 11h

Concentração na Praça da Estação;

 

A partir das 13h

Se necessária, interdição da Avenida dos Andradas, no sentido Barro Preto;

 

A partir das 14h

Se necessária, interdição da Avenida dos Andradas, no sentido da região hospitalar;

 

A partir das 16h

Início do deslocamento do evento.

Percurso: Praça da Estação, seguindo pelas ruas dos Guaicurus e da Bahia. Na sequência percurso na avenida Amazonas até a Praça Raul Soares.

 

O deslocamento do evento só será realizado após a liberação das interdições para a Feira Hippie (avenida Afonso Pena, entre avenida Carandaí e rua da Bahia). Agentes da Unidade Integrada - UIT (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão realizar interdições operacionais durante o deslocamento dos participantes. Os desvios serão sinalizados com faixas de pano e os motoristas devem seguir as orientações dos agentes de trânsito.

 

A partir das 17h

Dispersão na Praça Raul Soares com interdição dos principais acessos ao local até o término do evento, previsto para 19h.

 

A BHTrans orienta que os participantes priorizem o uso do transporte coletivo. Em função do evento, as linhas terão o itinerário e pontos de embarque/desembarque alterados na Área Central no domingo (6), das 10h às 23h. Confira no portal da Prefeitura as linhas do transporte coletivo, os pontos interditados e os desvios.