Pular para o conteúdo principal

Parque Municipal e Zoobotânica oferecem atividades no aniversário de BH
Suziane Brugnara/PBH

Parque Municipal e Zoobotânica oferecem atividades no aniversário de BH

criado em - atualizado em

Para comemorar o aniversário de Belo Horizonte, celebrado nesta quinta-feira (12), o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Parque Municipal) e a Zoobotânica contarão com atividades de educação ambiental, reforçando a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade e para a qualidade de vida em toda a cidade.

Ao longo do dia, os visitantes do Parque Municipal poderão conferir uma exposição interativa, desenvolvida pela equipe de educação ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), com materiais educativos sobre as diversas espécies da fauna e flora que habitam os parques urbanos, além de participar de diálogos sobre a conservação ambiental. Será uma oportunidade de troca de conhecimentos, com o objetivo de fortalecer o compromisso de todos com ações positivas para a proteção ao meio ambiente. Serão realizadas, ainda, duas trilhas educativas, explorando a história, patrimônio e a biodiversidade.  As saídas serão às 9h e às 15h.

Já na Zoobotânica, a ação educativa consiste em um bate-papo interativo, na qual serão abordadas informações, características e curiosidades das espécies sob cuidados da instituição. Ocorrerá de 9h às 11h e 14h às 16h. Como lembrança, as crianças receberão o livro ilustrado da Zoobotânica, que contém fotografias e ilustrações aquareladas de espécies da fauna e flora, produzidas por ilustradoras científicas, espaços representativos, além de informações complementares.

Ainda na quinta-feira (12) serão feitas visitas ao Recinto de Imersão de Aves, um local especialmente criado para uma interação saudável entre o público e as aves.  Dentre as espécies que poderão ser vistas estão arara-maracanã, lóris-amor-amor, turaco-de-orelha-branca, ararajuba e curica-esfumaçada. A visita guiada será das 14h às 15h30. “Nesta data tão especial para BH, não podemos deixar de refletir sobre a importância dos parques urbanos e da Zoobotânica, que agrega o Aquário do Rio São Francisco, Jardim Zoológico e Jardim Botânico, como espaços fundamentais para o bem-estar da população. Esses espaços são verdadeiros refúgios climáticos, áreas verdes de diversão e lazer, além de se destacarem como locais ricos em aprendizado e biodiversidade. Em um momento de grandes desafios ambientais, essas áreas são essenciais para promover a conexão da comunidade com a natureza e fomentar a conscientização ambiental”, explica a gerente de Educação Ambiental da FPMZB, Roberta Martins.