Pular para o conteúdo principal

Parque das Mangabeiras Maurício Campos

criado em - atualizado em

images (38).jpg

O estacionamento no Parque das Mangabeiras Maurício Campos integra o sistema rotativo digital da BHTrans. Para sua comodidade, leve consigo o talão ou baixe o aplicativo “Rotativo Digital BH” (disponível para android e IOS).

 

PARQUE DAS MANGABEIRAS MAURÍCIO CAMPOS


Localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras Maurício Campos, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,4 milhões de m2, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.


A uma altitude de 1.000 a 1.300 metros, o clima é ameno.


Lugar para descanso, lazer e esportes, o Parque das Mangabeiras Maurício Campos recebe público de todo o país e até do mundo. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais.


No Parque das Mangabeiras Maurício Campos, o contato com a vegetação nativa é um dos principais atrativos, sendo representada por áreas de Cerrado e de Mata Atlântica. O Cerrado ocupa as áreas de maior altitude do parque, onde os solos são mais rasos e com baixa disponibilidade de nutrientes. Árvores como o barbatimão, a candeia, a caviúna, a guabiroba, o murici e o pau-santo são comuns nas áreas de Cerrado. A Mata Atlântica está presente nos fundos de vale e encostas adjacentes, onde os solos são mais profundos e ricos em nutrientes. Dentre as árvores típicas deste ambiente podem ser citadas a copaíba, o guanandi o jacarandá, o jequitibá, o pau-jacaré e a quaresmeira.


A fauna do Parque das Mangabeiras Maurício Campos é bastante diversificada. Merece destaque o grupo das aves, com mais de 160 espécies registradas, dentre elas o jacu e a saracura, facilmente observados no parque. Com relação aos mamíferos, cerca de 30 espécies já foram registradas, dentre estas o quati, o mico-estrela, o caxinguelê (esquilo), o ouriço-cacheiro e o tatu-galinha. Embora de visualização mais difícil, o parque é também abrigo de cerca de 20 espécies de répteis e 20 espécies de anfíbios, como a rã Hylodes uai, que tem em seu nome uma homenagem a Minas Gerias.

 

O parque possui como atrativos:

 

Ciranda de Brinquedos: Espaço de lazer para as crianças com playground, cidade de bonecas, escorregador, entre outros;


Parque Esportivo: Quadras poliesportivas, de tênis e peteca;


Pistas de Esportes Radicais: Modalidades skate, patins e BMX; 


Ilhas do Passatempo: Áreas bem arborizadas e que contam com mesinhas e bancos para apoio para a prática de piqueniques; 


Mirante da Mata: Onde é possível apreciar grande porção da vegetação do parque e ainda visualizar parte da cidade de Belo Horizonte.


Para o contato com os recursos hídricos, o parque possui o “Recanto da Cascatinha” e “Lago dos Sonhos”, formados pelas águas do Córrego da Serra (esses espaços estão temporariamente fechados para manutenção e readequação). 
 

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas (entrada permitida até às 16h30). 

O acesso ao Mirante da Mata, por se tratar de área distante da portaria e do setor administrativo, está autorizado até às 16h.

 

(*TEMPORARIAMENTE, O ACESSO ESTÁ RESTRITO A ALGUMAS ÁREAS. CONSULTE QUAIS PELO TELEFONE).

Temporariamente, a entrada do parque está sendo feita exclusivamente pelas portarias abaixo: 


Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900, Bairro Serra
Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra (temporariamente fechada)




Informações: 3277-8277 
Email: mangaba@pbh.gov.br
Entrada gratuita.

 

REGULAMENTO DE USO

 

História do Parque

images (39).jpg


O Parque das Mangabeiras Maurício Campos integra a história de Belo Horizonte e abriga em sua área parte da Serra do Curral. Além de ser tombada como patrimônio do município desde 1991, a Serra do Curral é um dos marcos mais representativos da cidade, com expressivo significado simbólico.


No século XIX, quando se iniciou a construção da cidade pela equipe do engenheiro-chefe Aarão Reis, a área onde se localiza o Parque pertencia à Fazenda do Capão. 


Em 1941, instalou-se no local a primeira estação de tratamento de água de Belo Horizonte. A Caixa de Areia, como era conhecida na época, abastecia o bairro Serra e localizava-se próximo à atual Portaria Norte, onde funciona o Projeto Casa Menino no Parque.


No início da década de 60, a área foi cedida à empresa Ferro Belo Horizonte S/A, Ferrobel, para a exploração de minério de ferro. A mineradora ocupava os espaços onde hoje se situam o estacionamento Sul e as Praças do Britador e das Águas. No local, pode-se observar o britador construído na época.


Em 14 de outubro de 1966, por meio do decreto nº 1.466, foi criado o Parque das Mangabeiras, com a finalidade de preservar a Serra do Curral, a reserva florestal existente e criar uma nova área de recreação para a cidade. Em 1974, foi autorizada a implantação do Parque, por meio da lei nº 2.403. O projeto paisagístico foi elaborado por Roberto Burle Marx e sua equipe. 


Em 1979, a Ferrobel foi desativada.


Em 1982, no dia 13 de maio, o Parque das Mangabeiras Maurício Campos foi inaugurado, sob a administração da Empresa Municipal de Turismo, Belotur. Em 1983, por meio do decreto nº 4.539, o espaço passou a funcionar com estrutura administrativa própria, subordinado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 


Em 1989, o Parque das Mangabeiras Maurício Campos passou a ser administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento.


Em 1991, O Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural realizou o tombamento da Serra do Curral.


Em 27 de janeiro de 1999, por meio da lei estadual nº 13.190, uma área do Paredão da Serra do Curral foi incorporada à reserva do Parque das Mangabeiras. O espaço inicia-se na portaria sul, estendendo-se ao longo da av. José do Patrocínio Pontes até a Praça Estado de Israel.


Em janeiro de 2005, o Parque das Mangabeiras passou a ser administrado pela Fundação de Parques Municipais, criada para administrar e manter os parques municipais.

Roteiros de Visitação

images (40).jpg


As visitas ao Parque das Mangabeiras Maurício Campos estão organizadas em três roteiros: Roteiro da Mata, Roteiro do Sol e Roteiro das Águas.  Todos eles têm como ponto de partida a Praça das Águas. Atualmente, o Roteiro do Sol está em funcionamento. Nos demais, algumas áreas estão sendo revitalizadas e, por isso, não permitem acesso do público.


Praça das Águas


Projetada pelo paisagista Roberto Burle Marx, a Praça das Águas possui um espelho d’água com fontes, carpas coloridas, jardins, espaço aberto para exposições temporárias, teatro de arena com capacidade para 1200 pessoas, lanchonete, banheiros, telefones públicos e bebedouro.


É na Praça das Águas que se localiza a sede administrativa do Parque, Quiosque de Informações e a Central de Segurança.

 

Roteiro do Sol


Ilhas do Passatempo


Espaço para contemplação bastante arborizado com mesas de jogos, onde podem ser vistos micos-estrela e diversas aves. Localiza-se próximo à Praça das Águas e ao Teatro de Arena. O acesso pode ser feito direto pela Praça das Águas e Teatro de Arena, através de pequenas escadas e trilhas.


Pista de Skate


Inaugurada no dia 30 de maio de 2009, a pista concretiza a primeira obra do projeto Cidade Radical, de autoria da Coordenadoria Municipal da Juventude. Possui uma área de 900m² e obstáculos como: banks, double set, quarter, corrimão, delta, pirâmide, escada, palco e rampa 45º. Com medidas oficiais, a pista é palco de importantes eventos nacionais e internacionais relacionados ao esporte.


Praça do Britador


Referência histórica do Parque das Mangabeiras, na Praça do Britador encontra-se a estrutura do antigo britador utilizado na exploração de minério de ferro. Localiza-se ao lado do Parque Esportivo. É o primeiro ponto de parada para quem vem da Praça das Águas com destino à Portaria Norte. O acesso é feito por via calçada e está a 200 metros da Praça das Águas e a 1600 metros da Portaria Norte.


Parque Esportivo


Formado por um conjunto de seis quadras poliesportivas, dez quadras de peteca e duas quadras de tênis, localiza-se entre a Ciranda dos Brinquedos e a Praça do Britador. Está a aproximadamente 150 metros da Praça das Águas e a 1600 metros da Portaria Norte. As quadras são alugadas e para utilizá-las é necessário agendamento prévio (confira aqui os valores). No local encontra-se também um conjunto de vestiários e bebedouros.


Ciranda dos Brinquedos


Composta pela Cidade das Bonecas, um conjunto de pequenas casas com uma igrejinha em concreto e dois playgrounds. Está localizada próximo ao Parque Esportivo, a 550 metros da Praça da Águas e a 1200 metros da Portaria Norte. É o primeiro ponto de parada para quem chega pela Portaria Norte. O acesso pode ser feito por vias calçadas até a Parada do Sol.

 

 

Visita virtual

Não pode vir ao Parque das Mangabeiras Maurício Campos? Não tem problema. Você também pode conhecer este espaço de forma virtual, no Portal Minas Gerais. Confira!

 

*Material cedido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

 

Taxas e Serviços (consulte a portaria mais recente com atualização dos valores)