Pular para o conteúdo principal

Vendedor de frutas e legumes atende cliente em feira
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura abre edital para atuação dos camelôs em feiras

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Políticas Sociais, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, publicou, no dia 18 de julho, edital para preenchimento de vagas em feiras livres de Belo Horizonte, com oferta específica para os camelôs devidamente cadastrados pelo município, por meio da Portaria SMSU Nº 28, de 20/6/17. O edital está disponível no portal de serviços da Prefeitura, no link licitações (www.pbh.gov.br > serviços > licitações). Clique aqui para acessar.

A ação faz parte da proposta coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que visa criar oportunidades para os camelôs, a partir do plano de qualificação do Hipercentro da capital.

As vagas criadas para as feiras livres envolvem todas as regionais da Prefeitura. Serão oferecidas 105 vagas para os feirantes comercializarem produtos, como frutas, verduras, legumes e até flores. Até 31/7, das 9h às 17h, as propostas serão recebidas na Secretaria, de acordo com as regras determinadas no edital publicado. Cada camelô poderá pleitear até duas vagas.

De acordo com a secretária municipal de Políticas Sociais, Maíra Colares, a publicação desse edital é um importante passo na construção de ações intersetoriais na Prefeitura. “São essas estratégias conjuntas que fortalecem as ações do poder público, criando respostas para a cidade, permitindo que façamos transformações pioneiras no município”.

Darklane Rodrigues, secretária municipal adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, destaca que “essa é uma importante iniciativa para a regularização e garantia de renda daqueles que atuavam informalmente com a venda desses produtos. Uma feira, além de receber um grande volume de público, tem um caráter permanente na cidade”.

A abertura dos envelopes com as propostas dos candidatos está programada para o dia 3/8, às 9h30, na Rua Tupis, 149, 2º andar, no auditório da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional.