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Hospital Dr. Célio de Castro celebra 9 anos com mais de 1 milhão de atendimentos
Divulgação/PBH

Hospital Dr. Célio de Castro celebra 9 anos com mais de 1 milhão de atendimentos

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O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, foi um presente para a população em 2015, quando a capital comemorou 118 anos da cidade. Os nove anos de história da instituição, celebrados nesta quinta-feira (12), são motivo de orgulho para pacientes e profissionais de saúde. Com um modelo pioneiro no país que é reconhecido nacionalmente, já são mais de 1,1 milhão de atendimentos de pessoas da capital e de todo o estado. A instituição é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o município e a Opy Health. 

Da abertura do hospital até novembro deste ano foram 113.028 internações, 52.809 cirurgias realizadas, 9.185 atendimentos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 27.207 em CTI, 777.811 exames de imagem e 146.035 consultas especializadas. Isso sem contar os 6.439.604 exames laboratoriais. Os números grandiosos se traduzem também em eficiência na gestão financeira e na qualidade assistencial. “O custo do paciente por dia do Hospital Célio de Castro está abaixo da média registrada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp)”, afirma a diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto. 

A qualidade assistencial também é um importante diferencial do HMDCC, que se mantém na zona de excelência da pesquisa de satisfação Net Promoter Score (NPS), com notas superiores a 90%, desde que foi implementada em 2021. Para aperfeiçoar ainda mais a escuta dos pacientes atendidos na instituição, em 2024 foi iniciado o projeto de experiência, com um piloto em dois setores: ambulatório e Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Para isso, foi realizado um cálculo amostral estatístico que trouxesse relevância e significado para os dados coletados. No período de 10 de julho a 19 de setembro, foram ouvidas 254 pessoas e 100% dos entrevistados afirmaram se sentir seguros para retornar ao hospital. 

No ambulatório, 100% disseram que foram tratados com cortesia pela recepção e 97,9% pela equipe assistencial, 100% dos entrevistados se sentiram seguros com o atendimento e 100% afirmaram que a equipe estava preparada para o atendimento. Já no CDI, 100% foram tratados com cortesia pela equipe assistencial e 94,4% pela equipe da recepção. Além disso, 100% se sentiram seguros com a assistência prestada e 99,4% que a equipe estava preparada para o atendimento. 

Muito a comemorar

Em 2024 também foi o ano de incorporar a Inteligência Artificial (IA) nas evoluções médicas do prontuário eletrônico. Em fase de testes, em breve será possível que a equipe assistencial faça perguntas à IA para o estudo de caso de cada paciente, sem que haja a necessidade de entrar em cada evolução das categorias profissionais. O resultado é mais tempo disponível para o cuidado à beira leito. 

Outro importante alcance deste ano foi o recorde de consultas no ambulatório. No mês de julho foram 2.281 atendimentos, o que representa um crescimento de 34,17% considerando a média do ano de 2024, que é de 1.700 consultas. 

Tema recorrente na instituição, a sustentabilidade financeira cada vez mais chega à linha de frente com a conscientização da equipe assistencial sobre o uso de materiais e medicamentos. Com a boa utilização dos recursos, o HMDCC alcançou R$ 3.304.403 em economia. Esse valor representa, por exemplo, 2.282 diárias de pacientes na enfermaria clínica ou 718 cirurgias. 

Além disso, se consolidando como uma importante instituição, em 2023 foram realizadas 35 visitas no Hospital Célio de Castro. Em 2024, esse número saltou para 103, com destaque para as demandas de gestores de serviços de saúde de outros Estados do Brasil e do próprio Ministério da Saúde.