Pular para o conteúdo principal

Sentada em um sofá, a poeta Hilda Hilst lê um livro. Foto preto e branco.
Foto: Acervo Instituto Hilda Hilst

Cine Santa Tereza celebra a vida e obra da poeta Hilda Hilst

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura recebe no próximo sábado, dia 9 de dezembro, a partir das 16h30, no MIS Cine Santa Tereza, a mostra “Hilda Hilst nas Telas”, com filmes que contam um pouco da história da poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira Hilda Hilst (1930-2004). O evento contará também com um bate-papo e uma sessão de leitura de crônicas da autora. A mostra integra o “Circuito Hilda Hilst” que acontece de 7 a 9 de dezembro em diversos outros espaços culturais da cidade. A entrada é gratuita.

 

A mostra no MIS Cine Santa Tereza irá exibir 4 filmes, a partir das 16h30: “Hilda Hilst Pede Contato”, de Gabriela Grebb; “Unicórnio”, dirigido por Eduardo Nunes; o documentário “Hilda Humana Hilst”, com coordenação geral de Paulo Bastos Martins; e o curta de animação “Vênus - Filó: a fadinha lésbica”, de Sávio Leite. Este último será seguido de um bate-papo com o criador, Sávio Leite. Às 18h, acontece o “Palavras Chá – Cascos & Carícias” com leituras performativas em voz alta de crônicas de Hilda Hilst publicadas nos anos 1990 no Jornal Correio Popular de Campinas.

 

Hilda Hilst é considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX, tendo escrito por quase cinquenta anos. Mudou-se, em 1966, para a Casa do Sol, chácara construída na fazenda de sua mãe, onde passou a viver com o escultor Dante Casarini, inúmeros cães e amigos, e onde escreveu a maior parte de sua obra.  Durante sua carreira, foi agraciada com os mais importantes prêmios literários do Brasil, entre eles o Prêmio PEN Clube de São Paulo (1962), o Prêmio Anchieta (1969), o Prêmio Jabuti (1984) e o Prêmio Moinho Santista (2002).

 

 

O Circuito Hilda Hilst

Em 2017, o “Círculo Hilda Hilst” comemora 15 anos de sua primeira edição, ao resgatar a memória do evento e acolher novos artistas, numa programação diversa e gratuita, em diversos espaços, com exposição, leituras, mostra audiovisual, show, teatro, performances, cabaré, deriva poética e seminário. A autora, morta em 2004, tem sido cada vez mais aclamada, lida e difundida no Brasil e no exterior. O evento será realizado entre 7 e 9 de dezembro de 2017, e tem como princípio a difusão da escritora e sua obra, por meio da gratuidade das atividades como forma de acessibilidade do público.

 

Com curadoria de Juarez Guimarães Dias, Janine Avelar e Gabriel Castro Cavalcante, a iniciativa conta com o apoio do Instituto Hilda Hilst, mantenedor da memória e dos direitos da autora, e participação de artistas e pesquisadores de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Dourados.  A realização do Círculo Hilda Hilst é colaborativa, e a programação, gratuita. Além do MIS Cine Santa tereza, haverá atividades também no Memorial Minas Gerais Vale, no Espaço 171, no Bar Brasil 41, além de uma atividade de rua no Centro de BH (esquina d Rua da Bahia, com a Rua Goiás).

 

 

Hilda Hilst nas Telas

Dia 9 de dezembro | sábado | a partir das 16h30

MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-4699