Pular para o conteúdo principal

BH em Pauta: Horta, pomar e plantas medicinais

criado em - atualizado em

No lugar do capim-colonião, agora crescem plantas medicinais, ornamentais, hortaliças e até um pomar. O orquidário, além de irradiar beleza, também é inspiração e fonte de tratamento terapêutico para pacientes. O minhocário ajuda a reduzir o lixo orgânico da unidade de saúde e adubar a terra. A criação de tenebras (larvas) garante alimento para os pássaros silvestres e reduz o número de predadores nas hortas. Até mesmo o tom acinzentado dos muros dá espaço a um grande muro verde, que tem no entorno o plantio de árvores frutíferas.

Todos esses projetos já são realidade em um espaço público municipal, o Centro de Saúde Cachoeirinha (Rua Borborema, 1325, Cachoeirinha), e vêm sendo desenvolvidos há aproximadamente cinco meses. A iniciativa é do médico pediatra José Maria Fernandes, servidor na unidade de saúde. Para desenvolver os projetos, ele conta com o apoio de outros funcionários e de algumas pessoas da comunidade. O trabalho é voluntário e requer dedicação.

O servidor Marlon de Giacmo é um dos apoiadores dos projetos implantados no Centro de Saúde Cachoeirinha e um assíduo ajudante do doutor José Maria na execução dos serviços. “Gosto de mexer com a terra e aproveitar os espaços vazios com algo produtivo que só trará benefícios, inclusive para nós, funcionários. Já estamos colhendo hortaliças, sem nenhum agrotóxico, para o nosso próprio consumo. É muito gratificante ocupar o meu horário de descanso com tarefas como essas, que beneficiarão a toda a coletividade”, diz Marlon.  

35014809962_a5ccbb4e55_z.jpg
Neste espaço, a equipe plantou quiabos, que já estão no ponto para colheira



Para o mentor e executor dos projetos, José Maria Fernandes, as ideias surgiram a partir da necessidade de revitalizar os espaços vazios no entorno do Centro de Saúde Cachoeirinha, com iniciativas produtivas e que pudessem envolver os funcionários e até mesmo a comunidade. 

Segundo ele, o amor pela natureza é a maior fonte de inspiração para os projetos. “Precisamos nos unir em defesa da vida humana e da sustentabilidade do nosso planeta, pois somente esse equilíbrio nos garantirá longevidade. Ações como as que estamos desenvolvendo nesta unidade de saúde são práticas que promovem a saúde física e psicológica do ser humano, além de beneficiar a toda a coletividade”, ressaltou José Maria.

 


Irrigação automatizada 



A horta ocupa uma área de aproximadamente 60 metros quadrados e nela foram plantadas mudas de tomate, beterraba, alface, rúcula, cebolinha, salsa, jiló, cenoura, repolho, espinafre, quiabo, almeirão e acelga. Além dessas  hortaliças, houve o plantio de mudas frutíferas como jabuticaba, amora, acerola, cereja, bacupari, banana , goiaba e grumixama. Um sistema de irrigação automatizado foi implantado no local.

As plantas medicinais também foram priorizadas, como a babosa, boldo, manjericão, hortelã, bálsamo, melissa, alecrim, orégano, marcela, incenso e hortelã-pimenta. Os moradores da região que já conhecem os projetos, quando precisam, vão até o Centro de Saúde Cachoeirinha para buscar folhas das plantas medicinais. A ideia é beneficiar a comunidade, além de estimular as pessoas a também cultivarem hortas em suas residências. 

 


Orquidário



O orquidário fica em uma área interna do Centro de Saúde Cachoeirinha. Ele é formado por 17 orquídeas, uma bromélia, um chifre de veado e barba de velho. Além de aconchegante, o espaço também é referência para os pacientes atendidos no setor de psicologia da unidade de saúde. No orquidário, cada paciente é responsável por uma orquídea. Esse processo voluntário de adoção tem por objetivo sensibilizar a pessoa para a importância do pertencimento e do cuidado de forma integral, com ele mesmo e com o outro.