Pular para o conteúdo principal

Atividades interativas e educação ambiental movimentam semana da criança

Atividades interativas e educação ambiental movimentam semana da criança

criado em - atualizado em

Para comemorar a semana das crianças, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH preparou uma programação especial para os pequenos e também para toda a família. Na Zoobotânica (espaço que compreende o Jardim Zoológico e o Jardim Botãnico, na Pampulha), de 10 a 12 de outubro, serão oferecidas atividades lúdicas e interativas com foco na educação ambiental. A proposta é que os visitantes entendam mais sobre a importância da biodiversidade abrigada pelos Jardim Zoológico e Botânico de uma forma mais divertida. Confira a programação completa no final da matéria. 

Serão oferecidos ao público pela equipe de Educação Ambiental e do Jardim Zoológico atividades de identificação e curiosidades sobre espécies ameaçadas de extinção, bate-papos e visitas guiadas a alguns recintos. Além de conhecer um pouco mais sobre as espécies, os visitantes poderão tirar dúvidas e entender o quanto algumas ações humanas podem impactar de forma significativa a vida desses indivíduos e a existência deles na natureza. 

A programação abre nesta terça-feira (10) com a atividade “Cadê a Juçara?”, que irá explorar a identificação e a importância da palmeira-juçara, classificada como vulnerável à extinção, devido à perda de habitat e a extração predatória para o consumo do palmito. Outras espécies como papagaios, vítimas de tráfico, e o lobo-guará, ambos sob cuidados do Zoo de BH, também estarão em diferentes atividades. 

Outra opção é a visita à Zooboteca, espaço que conta com a presença de um mediador, que além de interagir com os visitantes, os estimulam a explorar diferentes elementos expositivos, como: ovos de aves, penas, mudas de pele de répteis, chifres, frutos e sementes, o que torna a experiência ainda mais significativa. Quem visita o espaço pode ser surpreendido, a qualquer momento, por moradores ilustres do local: os bichos-pau, que são uma atração à parte. Esses insetos têm a camuflagem como estratégia de sobrevivência e ficam em um lugar especial na Zooboteca. Além de conhecer um pouco mais sobre suas características, é possível ter uma interação bem próxima com eles.

Confira a programação completa da semana da criança


Cadê a Juçara?

Terça-feira (10) - das 9h às 11h e das 14h às 16h
Quinta-feira (12) - das 10h às 14h
Local: Jardim Botânico – entorno da Estufa de Mata Atlântica

A proposta é apresentar ao público a palmeira-juçara (classificada como vulnerável à extinção, devido à perda de habitat e à extração predatória para o consumo do palmito) bem como a ave jacutinga. Os participantes irão identificar a juçara por meio de reconhecimento fotográfico, além de dois exemplares localizados no entorno da estufa de Mata Atlântica. Logo após, haverá um bate-papo sobre a inter-relação existente entre a juçara e a jacutinga e sua importância para as duas espécies. 

Ao final da atividade, será entregue um origami da ave jacutinga com orientações de montagem. 

Papo Animal: papagaios do Zoo

Local: Zoológico – Praça das Aves
Quarta-feira (11) - das 9h às 11h e das 14h às 16h
Quinta-feira (12) - das 10h às 14h

A atividade pretende mostrar as espécies de papagaios que foram vítimas de tráfico e que vivem no Zoo de BH. Haverá contação de história que explica o tráfico de animais, ou seja, o caminho e o destino dos papagaios que são retirados da natureza. Em seguida, haverá uma visita à Praça das Aves onde os participantes irão reconhecer as oito espécies de papagaios que estão sob cuidados do Zoo, dentre eles, o papagaio-de-peito-roxo, ameaçado de extinção e que já participou de programas de reintrodução na natureza por meio da parceria do Zoológico de BH com o IBAMA e a ONG Waitá, idealizadora do Projeto Voar.   

Visita à Zooboteca

Local: Zoológico – próximo ao recinto dos elefantes
Quinta-feira (12) - das 10h às 14h
Espaço de exposição onde os visitantes terão a oportunidade de ter contato direto com diversos elementos da fauna e da flora, que compõem o rico patrimônio natural mantido pela Zoobotânica. O visitante conhecerá também o bicho-pau, um inseto que possui a camuflagem como estratégia de defesa.

Encontro com Lobo-Guará

Local: Zoológico – próximo ao recinto do lobo-guará
Quinta-feira (12) - das 10h às 14h

O dia do lobo-guará é comemorado nesta data, desde 2009. O objetivo da atividade é chamar atenção para o Programa de Manejo e Bem-Estar Animal desenvolvido na instituição, bem como contar a história de vida dos indivíduos que, atualmente, se encontram sob cuidados do Jardim Zoológico, além de esclarecer onde os animais costumam ficar quando não estão visíveis na área externa do recinto. Uma oportunidade para se fazer uma reflexão sobre o papel que os zoos desempenham na conservação integrada da fauna.

De Gente Pra Lobo e De Lobo Pra Gente

Local: Zoológico – quiosque em frente ao recinto do jacaré-de-papo-amarelo.
Quinta-feira (12) - das 10h às 14h

Conversa informal na qual os participantes podem tirar dúvidas acerca do comportamento e dos hábitos do lobo-guará, as principais ameaças à espécie em seu ambiente natural, além de obter informações sobre sua alimentação na natureza e no Jardim Zoológico.
Zoobotânica (Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco).

Portaria I - Pampulha- Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000 
Portaria II - Serrano - Avenida Antônio Francisco Lisboa, 2.600 

Confira on-line o horário de funcionamento e valores de ingressos.