Pular para o conteúdo principal

Imagem ilustrativa. Dois homens com instrumentos de capina cuidam de praça. Há, ao fundo, uma placa com texto "ponto limpo'
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte conclui mais um Ponto Limpo

criado em - atualizado em

Nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 9h, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) implanta mais um Ponto Limpo na capital, desta vez, na região Nordeste. O local revitalizado está situado na confluência das ruas São Silvestre e São Cristóvão, no bairro Paulo VI.
 

As equipes de limpeza já estão trabalhando na remoção dos resíduos e, em apenas dois dias, espera-se o recolhimento de 21 toneladas de lixo e entulho. As ações contam com intervenções de educação ambiental, promovidas pelo Departamento de Políticas Sociais e Mobilização, no intuito de despertar a comunidade para a preservação do espaço. O serviço de fiscalização da Prefeitura também estará presente, atuando na identificação e autuação dos infratores.
 

Belo Horizonte possui hoje cerca de 280 Pontos Limpos instalados em lugares afetados por deposições clandestinas. O objetivo do serviço é eliminar focos de descarte irregular de resíduos na cidade, evitando o surgimento de insetos, roedores e doenças, além de melhorar o aspecto do local, proporcionando melhor qualidade de vida para as pessoas.
 

Uma iniciativa que tem apresentado bons resultados em diversos pontos é o plantio de mudas de espécies ornamentais e a instalação de pneus coloridos, para sustentar os canteiros. São os chamados Pontos Verdes, criados e mantidos com o apoio dos moradores ou estudantes da área beneficiada. Assim, o espaço é ocupado de forma positiva, diminuindo as possibilidades de novamente se transformar em um bota-fora irregular de entulho.
 

O cidadão que presenciar uma deposição clandestina de resíduos ou estiver prejudicado por esse tipo de prática deve registrar a denúncia nos canais de atendimento da Prefeitura: o telefone 156, a Central de Atendimento BH Resolve (avenida Santos Dumont, 363, Centro), ou no link Fale Conosco, no portal www.pbh.gov.br.