Pular para o conteúdo principal

PBH já entregou 38 obras em regionais com alerta de risco geológico
Divulgação/PBH

PBH já entregou 38 obras em regionais com alerta de risco geológico

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte já entregou, desde o lançamento do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico pelo prefeito Fuad Noman, em 2022, um total de 38 obras de contenção de encostas nas regionais Oeste e Noroeste, regiões para as quais existe alerta da Defesa Civil apontando risco geológico alto até a próxima segunda-feira (25). Essas intervenções, feitas durante todo o ano, garantem a segurança e preservam a vida da população, principalmente nos períodos de chuvas intensas ou contínuas.

 

Executado conjuntamente pela Companhia Urbanizadora de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico é um dos pilares da Prefeitura, com atuação em vários pontos da cidade. De 2022 até hoje já foram entregues aproximadamente 278 obras de prevenção ao risco geológico e 70 estão em andamento.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem feito esforços para priorizar obras de erradicação de risco nas encostas, mas a população também deve estar sempre atenta para não haver perda de vidas no período de chuvas. É importante ficar atento a trincas nas moradias, em muros, e no solo, que podem significar movimentação de terreno; além de água minando do barranco e árvores inclinadas. 

“Existe um alerta de risco geológico ativo em consequência dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, principalmente nas regiões Oeste e Noroeste, e que todos devem agir com bom senso para, em primeiro lugar, se manterem seguros. Em caso de emergência, ligue para o 199 e afastem-se do local até que seja feita a vistoria”, explicou Claudius Vinícius, diretor-presidente da Urbel.