Pular para o conteúdo principal

Lagoa da Pampulha. Água ocupa grande parte da foto. Ao fundo, a Igreja de São Francisco de Assis
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Belotur abre inscrições para o HACKATUR, desafio de inovação no turismo

criado em - atualizado em

A Belotur, em parceria inédita com o Sebrae Minas, Associação de Marketing Promocional (AMPRO) e a BH Airport (concessionária do Aeroporto Internacional de BH), lançam o HACKATUR - Desafio de Inovação no Turismo.
 

O projeto pretende incentivar a participação de startups e empreendedores na apresentação de propostas e soluções para os setores relacionados ao turismo. Serão escolhidos dois projetos vencedores. Um receberá um cheque no valor de R$ 5 mil reais e o outro, um voucher para participação em um dos maiores eventos de inovação no Brasil. As inscrições já estão abertas e seguem até 1º de agosto, pelo Sympla.

O objetivo do HACKATUR é gerar novos modelos de negócios vinculados à cadeia produtiva do turismo e atividades associadas e promover interação, integração e aprendizado aos participantes envolvidos.
 

Para o presidente da Belotur, Aluizer Malab. um software, uma ideia criativa, uma melhoria de fluxo ou uma proposta colaborativa podem se tornar ferramentas ou soluções para diversos elos da cadeia produtiva do turismo, mesmo que o conceito original parta de outros setores. “Por isso, fazemos o convite para que desenvolvedores, empresários, jovens criativos e investidores das mais diversas áreas direcionem sua atenção para o turismo como campo de atuação, considerando a interação deste setor com os mais diversos segmentos econômicos e as oportunidades advindas desta ampliação de escopo”, explica.
 

“A BH Airport acredita que a inovação é fundamental para aproveitar o potencial do turismo em Belo Horizonte e em Minas Gerais, de forma a ampliar o desenvolvimento econômico e gerar cada vez mais empregos qualificados”, diz Adriano Pinho, diretor-presidente da concessionária.
 

Outros objetivos do projeto incluem a união de esforços do poder público e da iniciativa privada para ampliar a competitividade de Belo Horizonte como destino turístico inteligente, além de estimular o empreendedorismo e o ambiente de negócios na cidade, O HAKATUR visa ainda posicionar e fortalecer o conceito de turismo urbano como um dos segmentos de destaque no município e incentivar a geração de soluções criativas e inovadoras para o turismo.

 

Como funciona

O HACKATUR funciona no formato de desafio - modelo amplamente usado atualmente e também conhecido sob as nomenclaturas de hackatons e ideathons – para o segmento das empresas iniciantes, ou startups, com o foco na cadeia produtiva do turismo. Na disputa serão realizados dois desafios simultaneamente: os participantes deverão criar soluções para problemas apresentados pela BH Airport ou pela AMPRO, que representa agências de Live Marketing. As startups interessadas estão livres para escolher uma das opções ou participar das duas. Esses desafios serão trabalhados pelas equipes selecionadas para que soluções sejam desenvolvidas ao longo do programa, por meio da execução de três etapas.
 

Primeira etapa: lançamento dos Desafios (13 de agosto) - Pitch’s dos projetos (22 de agosto). Compreende as batalhas de pitches de até três minutos cada, para a banca avaliadora selecionar até oito startups que participarão da segunda etapa para refinamento das soluções.
 

Segunda etapa: aceleração dos Projetos Selecionados - com duração de até 80 horas, consiste na realização de sessões de workshops e mentorias com especialistas para o desenvolvimento e o amadurecimento das soluções/propostas que serão alvo da terceira etapa.
 

Terceira etapa: evento final (30 de outubro), em que até oito projetos serão apresentados para a banca e potenciais investidores, também em formato de pitches com duração de cinco minutos. Serão escolhidos os dois melhores projetos.
 

O evento de encerramento contará com a participação de investidores anjo. Os dois primeiros colocados receberão R$ 5 mil cada um, além de um voucher para participar de um dos principais eventos de inovação no Brasil, entre os dias 5 e 7 de novembro. Todas as oito empresas finalistas receberão certificados de participação.

 

Parcerias

O desafio tem vocação para impulsionar a efetivação de negócios e interação entre os participantes. Por isso, a parceria com o Sebrae é de extrema importância para o fomento e estímulo dessa iniciativa, criando novas condições para a evolução do ecossistema de inovação de Belo Horizonte.
 

Já a colaboração com a BH Airport, foi motivada pela importância do aeroporto como porta de entrada no Estado e pela capacidade de consolidar como forte elo na cadeia produtiva do turismo, principalmente pelo crescimento da participação do modal aéreo como meio de transporte dos passageiros.
 

Outro aspecto que traz ineditismo ao projeto é a participação da AMPRO. As atividades de comunicação no segmento turístico vêm lidando cada vez mais com a necessidade de posicionamento de produtos e serviços no mercado nacional e internacional com a promoção de ações, campanhas ou eventos que têm a criatividade e inovação como prerrogativas.

 

Futurismo

O HACKATUR integra o recém-lançado programa fuTURISMO, que busca reunir as melhores práticas e experiências bem sucedidas e inovadoras no turismo no cenário nacional e internacional. Essa pesquisa permitiu conhecer a iniciativa francesa “Welcome City Lab” - primeira e singular plataforma de inovação dedicada ao setor de turismo urbano, que integra a primeira incubadora de startups do turismo do mundo.