Pular para o conteúdo principal

Identidade visual do Festival Internacional de Quadrinhos 2018

10ª edição do FIQ-BH recebe inscrições para oficinas de formação gratuitas

criado em - atualizado em

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de formação da 10ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH), promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Os interessados têm até 30 de abril para se inscrever gratuitamente. As inscrições prévias devem ser feitas no site oficial do evento, onde estão disponíveis os formulários de cadastro.
 

Serão ofertadas as oficinas “Criação de personagens”, “Transformando quadrinhos em jogos” e “Pintando Quadrinhos com Aquarela”. As aulas serão conduzidas por Rebeca Prado Santos, João Victor de Oliveira Rodrigues e Laz Muniz, respectivamente, profissionais com reconhecida experiência em quadrinhos. Ao todo, serão disponibilizadas 120 vagas para interessados com idade a partir dos 15 anos. Cada oficina terá duração de 2h/aula e será oferecida em dois dias e horários distintos.

 

Oficinas

Criação de personagens

A proposta da oficina "Criação de personagens", ministrada por Rebeca Prado Santos, é trabalhar de forma introdutória a criação de personagens por meio de arquétipos funcionais e psicológicos, aplicando-os na jornada do herói. Serão apresentados os quatro arquétipos de Paul Radin e os alunos serão estimulados a estudar os casos para identificar personalidades. Na sequência, será vista a jornada do herói, com ênfase na função do personagem na história e não apenas sua construção psicológica.


Transformando quadrinhos em jogos

Com o intuito de aproximar o mercado de quadrinhos do mercado de jogos, a oficina "Transformando quadrinhos em jogos", ministrada por João Victor de Oliveira Rodrigues, vai evidenciar as semelhanças de se contar uma história por meio da análise e da decupagem. Durante a oficina, os participantes serão instruídos a analisar uma obra em quadrinho, decupando cada elemento base da narrativa (enredo, personagens, objetivos, obstáculos, cenários etc). Para este curso, os selecionados deverão levar uma obra em quadrinho de sua preferência para a decupagem.


Pintando Quadrinhos com Aquarela

A oficina "Pintando Quadrinhos com Aquarela", com Laz Muniz, vai trabalhar a aplicação e o uso das técnicas da pintura em aquarela em páginas de quadrinhos, de acordo com o estilo de desenho de cada participante. Os alunos receberão orientações para trabalhar um desenho de página aleatória de HQ e pré-desenhada à lápis, em qualquer papel específico para técnicas úmidas. Para esta aula, é necessário que os inscritos tenham conhecimento básico de construção de uma página de quadrinhos.

 

Datas e horários

Oficina: Criação de personagens

Professora: Rebeca Prado Santos

Datas/horários: 31/05, às 18h, ou 02/06, às 18h

Faixa etária: a partir de 16 anos (Não há pré-requisitos)

 

Oficina: Transformando quadrinhos em jogos

Professor: João Victor de Oliveira Rodrigues

Datas/horários: 1º/06, às 18h, ou 03/06, às 16h

Faixa etária: a partir de 15 anos (Pré-requisito: o aluno deverá levar uma obra em quadrinho de sua preferência, a qual deve ter sido lida pelo menos uma vez)

 

Oficina: Pintando quadrinhos com aquarela

Professor: Laz Muniz

Datas/horários: 1º/06, às 16h, ou 02/06, às 16h

Faixa etária: a partir de 15 anos (Pré-requisito: os alunos deverão levar o próprio material, tinta, papeis e pinceis)

 

FIQ-BH 2018

O FIQ-BH é o maior evento da América Latina dedicado ao gênero dos quadrinhos e será realizado em Belo Horizonte de 30 de maio a 3 de junho de 2018, na Serraria Souza Pinto. Além das oficinas, a edição de 2018 contará com mesas redondas, bate-papos, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos e atividades interativas. Todas as atrações têm entrada gratuita. O FIQ-BH é correalizado pelo Instituto Periférico e conta com os patrocínios da Oi e da Cemig, viabilizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
 

Uma das presenças confirmadas no evento é a da homenageada da 10ª edição do FIQ-BH: Érica Awano, profissional de destaque entre os quadrinistas brasileiros, com reconhecida projeção internacional. Além da homenageada, também têm presença confirmada no FIQ-BH quadrinistas como a belga Flore Balthazar, a francesa Gauthier, o italiano Zerocalcare, Eloar Guazzelli, Marcelo D'Salete, Dika Araújo e Cris Eiko, responsável pela identidade visual do FIQ-BH 2018.

 

O FIQ-BH

Em 1997, quando Belo Horizonte comemorou seu primeiro centenário, a capital foi sede de diversos eventos e homenagens. Um deles, em especial, chamou a atenção de todos, com convidados nacionais e internacionais de renome, transformando BH, pela primeira vez, no maior ponto de encontro latino-americano de HQs. Era a 1ª Bienal de Quadrinhos, realizada nos espaços nobres e históricos da Serraria Souza Pinto. A partir de 1999, rebatizado como Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), o evento configurou-se como referência obrigatória para os quadrinistas e hoje pode ser considerado o principal do gênero na América Latina.
 

O FIQ-BH é um espaço propício para o encontro de profissionais e a troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam formação de jovens quadrinistas. A edição mais recente do FIQ-BH, realizada em 2015, recebeu mais de 80 mil pessoas do Brasil e de outros países.

 

SERVIÇO

10º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH)

Quando: 30 de maio a 03 de junho de 2018

Onde: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro)

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Cultura de BH I Fundação Municipal de Cultura de BH

Correalização: Instituto Periférico

Patrocínios: Oi e Cemig I Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Mais informações: www.fiq.pbh.gov.br

ENTRADA GRATUITA