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O projeto teve cunho internacional e foi coordenado por TIS.PT – Consultoria em Transporte, Inovação e Sistemas S.A (Portugal), reunindo experiências em nível mundial, para selecionar as melhores práticas, desenvolver estudos de caso e recomendar soluções na área de logística urbana, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre logística urbana a outros países (Europa e América Latina e em particular com o Brasil e Peru).


O projeto foi proposto pela necessidade de se criar uma plataforma de coordenação e centro de conhecimento em práticas e soluções de logística urbana existentes no mundo todo, com orientações direcionadas para cada parte interessada (autoridades, operadores logísticos, provedores de serviços e receptores, os utilizadores e os cidadãos).

 

Ações

 
• Fornecer uma rede internacional de peritos e uma plataforma para o intercâmbio de ideias, informações e políticas no campo da logística urbana;
• Selecionar e avaliar nove estudos de caso, como base para a transmissibilidade potencial Europa: Paris e Utrecht;
América Latina: Belo Horizonte e Santiago; China: Pequim; Japão: Tokio; Índia: Mumbai; Estados Unidos: Nova York.
• Comparar diferentes conceitos de negócio e modelos baseados nos estudos de caso selecionados;
• Organize quatro oficinas temáticas juntamente com visitas ao local;
• Desenvolver diretrizes de transferibilidade com segmentação para as partes interessadas de modo a facilitar a transferência de estudos de casos internacionais ao contexto nacional (Aplicar o fluxo dos 10 passos).

 
Resultados

 
Os resultados do projeto encontram-se nos quatro relatórios principais e nos anais dos quatro Workshops realizados, sendo:

• Relatório DI - A worldwide overview on urban logistic interventions and data collection techniques  (Visão Mundial sobre intervenções Logísticas Urbanas);
• Relatório D2 – Business Concepts and Models for Urban Logistics  (Modelo de Negócios);
• Relatório D3 – Urban Logistics Practices, Synthesis of Selected Case Studies (Síntese dos Estudos de Caso Selecionados);
• Relatório D4 – Transferability Guidelines and Evaluation (Aplicação dos passos da Transferibilidade em casos selecionados).
• Os workshops aconteceram nas seguintes cidades participantes: Lisboa – Portugal; Lima – Peru; Paris – França; Belo Horizonte – Brasil.

 
O Turblog avaliou práticas implantadas em Belo Horizonte e usando o método da Transferibilidade avaliou onze práticas, três das quais poderiam potencializar medidas já adotadas em Belo Horizonte, a saber: estímulo para realização de entregas de mercadoria em horários fora do pico (Nova Iorque); utilização de veículos/ bicicletas elétricas (Paris) e implantação de centros de logística de última milha nos novos estacionamentos subterrâneos (previstos na época) e em áreas próximas aos acessos à área central (Paris).