Pular para o conteúdo principal

Circuitos de Segurança Alimentar

atualizado em 09/09/2019 | 17:08

Este projeto tem o objetivo geral de promover acesso aos serviços de segurança alimentar e nutricional à sociedade civil. Para isso, propõe a instalação de circuitos no espaço público, no modelo ação global, composto por pontos da rede de atuação na área, como setores governamentais, instituições de ensino, organizações sociais, e demais entidades que promovam ações no âmbito da mobilização, da educação e do cultivo da alimentação e nutrição seguras e sustentáveis.
 

Objetiva também, por meio da intervenção no espaço, promover um campo comum de reflexão e orientação da prática, ao longo de um percurso através do conjunto de iniciativas desenvolvidas por esta Subsecretaria e pela rede parceira. Assim, busca estimular a autonomia das pessoas para a produção e para as práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, que contemple os diversos setores vinculados ao processo de produção, comercialização, e consumo de alimentos.
 

A intervenção é pensada para que as pessoas entrem e vivenciem de uma só vez os processos envolvidos na trajetória dos alimentos até que cheguem às mesas. São pensados também para que nesse espaço faça seu percurso, ande no seu próprio ritmo e interesse, e assim trace seu próprio caminho em direção a soberania alimentar.
 

Por fim, visa oportunizar o encontro com origem na ação pública, com foco na melhoria da qualidade da vida coletiva. E também, integrar e difundir informações sobre as políticas em segurança alimentar e nutricional, ao mesmo tempo que impulsioná-las e qualificá-las através dos diálogos.

 

Objetivos

  •  Promoção de educação alimentar e nutricional

  •  Promoção do cuidado à saúde

  •  Promoção da solidariedade

  •  Valorização da gastronomia

  •  Fomento à agricultura urbana e agricultura familiar

  •  Fomento à agroecologia e à sustentabilidade

  •  Promoção do acesso a serviços públicos

 Promoção de direitos e cidadania