Pular para o conteúdo principal

Mercados Municipais

atualizado em 14/11/2019 | 17:57

 

Os Mercados Municipais têm função central nas políticas públicas de Segurança Alimentar, na contribuição para o abastecimento de gêneros alimentícios e de regulação dos preços de varejo dos alimentos em geral. Hoje os Mercados Públicos se afirmam como espaços privilegiados para o comércio preferencial de alimentos frescos e livres de agrotóxicos. Além disso, se destacam como espaços de sociabilidade, compartilhamento de experiências, saberes e de reafirmação de tradições culturais, principalmente a cultura culinária.
 

Atualmente estes espaços contam com um variado conjunto de lojas e boxes que comercializam uma diversificada variedade de produtos, dentre os quais destacam-se: açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, restaurantes, mercearias, biscoiterias, laticínios e similares, delikatessen, floriculturas, produtos naturais, temperos, jornais, revistas, periódicos, presentes, loterias e varejo em geral.

 

MERCADO DISTRITAL DO CRUZEIRO

Inaugurado em 1974 no Bairro Cruzeiro, trata-se de um grande mercado permanente. Destaca-se pela grande variedade de produtos e opções de atividades que vão desde o comércio de frutas e legumes, passando por sofisticada loja de frios, adega, loja de utilidades domésticas, casa de carnes, peixes, laticínios, e uma varanda gastronômica, com churrascaria, bar com tira-gostos mineiros e culinária uruguaia que transformaram o mercado em ponto de atração alimentar. Além disso conta com um espaço destinado a atividades culturais e artísticas.

 

 

 

FECOPE – Feira Coberta do Padre Eustáquio

 

A Feira Coberta do Padre Eustáquio (Rua Pará de Minas, 821 – Padre Eustáquio) atende toda a região Noroeste. Sua implantação Remonta aos anos 70 como feira permanente. Foi totalmente reformada, com obra entregue em 28/08/2008. Situada em um ponto estratégico, oferece para a população estabelecimentos comerciais onde são encontrados laticínios, artesanato, vestuário, açougue, produtos de higiene e limpeza. Tradicional em Belo Horizonte, se caracteriza por ser uma feira coberta. O espaço é compartilhado com o Centro Cultural Padre Eustáquio, que utiliza a entrada pela Rua Jacutinga, 821. O compartilhamento da estrutura foi estabelecido através de um convênio de parceria com a Fundação Municipal de Cultura e disponibiliza à população uma biblioteca, salas para oficinas de artes plásticas, cênicas e área livre, conta ainda com uma programação cultural diversificada.

 

 

> CAM - Central Municipal de Abastecimento

 

 Em 1985 que a Prefeitura de Belo Horizonte celebrou um convênio com a Universidade Federal de Viçosa para implantar no local um entreposto de hortifrutigranjeiros. Somente em 1996 a prefeitura construiu e inaugurou a atual estrutura da CAM. A Central de Abastecimento Municipal é, hoje, um espaço destinado ao comércio varejista. Atualmente é ocupada por loja de biscoitos, distribuidora de ovos e frangos, açougue, armazéns, um Sacolão ABasteCer, salão de beleza, bares e restaurantes, loja de laticínios entre outras. Além da área de comercialização o terreno é compartilhado com o Depósito Central de Alimentação Escolar.

 

 

Contato

Gerência de Apoio ao Sistema de Abastecimento e Comercialização

Av. Afonso Pena, nº 342 - 4º andar - Centro. Belo Horizonte - MG

E-mail / 3277-4746