Pular para o conteúdo principal

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

criado em 25/10/2021 - atualizado em 02/03/2022 | 17:09

16 de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

 

A Prefeitura de BH, por meio da Subsecretaria de Direitos de Cidadania (SUDC), da Diretoria de Políticas para as Mulheres (DIPM) e do Comitê de Equidade 50-50: Todas e Todos pela Equidade, aderiu a mais uma edição da campanha mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
 

A campanha busca conscientizar a população sobre as várias formas de violência contra as mulheres e meninas considerando as interseccionalidades e vulnerabilidades que se sobrepõem, e propõe medidas de prevenção e enfrentamento à violência, ampliando os espaços de debate com a sociedade.
 

A campanha de 2021 acontece entre os dias 18 de novembro e 12 de dezembro/2021, e contempla o dia da Consciência Negra (20/11), dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25/11) , Dia da Campanha Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres- Laço Branco (06/12) e dia da Proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12). 
 

Em 2021, a campanha foi elaborada por várias mãos, o que garantiu olhares diversos, interseccionais e intersetoriais através da participação das secretarias municipais e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) que compõem o “Comitê de Equidade 50-50: Todas e Todos pela Equidade”. 
 

Durante a campanha serão desenvolvidas várias ações online de orientação, formação e debates, e também atividades presenciais, com o foco e com temas relacionados às juventudes, pessoas com deficiência, pessoas idosas mulheres de tradição; racismo; mensuração dos ODS-5 relacionado à igualdade de gênero; saúde sexual da mulher e IST; os desafios das mulheres na segurança pública; dignidade menstrual nas escolas; empoderamento feminino; enfrentamento ao machismo e à violência contra as mulheres, 15 anos da Lei Maria da Penha e o histórico da construção dos direitos das mulheres no município. Além disto, a campanha de 2021 irá contar com a Campanha do Laço Branco-Homens pelo fim da violência contra as mulheres e também da Mostra de Cinema “Diálogos pela Equidade” que está na sua 3ª Edição.

 

Conheça outras ações da Diretoria de Políticas para as Mulheres.

 


Programação 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Atividades realizadas

18/11

15h às 18h - A juventude de BH pelo fim da violência contra as mulheres

Ementa: Roda de conversa conduzida pela psicóloga da Coordenação de Atenção à Criança e Adolescente, Sara Campos, que abordará o tema violência contra a mulher. O grupo Mobiliza SUS participa com atividades lúdicas de entrosamento entre os participantes (música/teatro).

Público-alvo: Jovens de 15 a 29 anos. Contamos com a divulgação pela SMASAC para convidar adolescentes e mulheres para comparecer ao evento.

Local: Centro de Referência das Juventudes (Rua Guaicurus, 50 - Centro)

Inscrições.

 

19/11

13h às15h - “25 anos do Centro Especializado de Atendimento à Mulher-Benvinda"
A perspectiva de gênero e interseccional do centro especializado de atendimento à mulheres em situação de violência frente aos novos desafios políticos  e  estruturais

Ementa: A atividade da Oficina propõe  situar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) no âmbito da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Aspectos teóricos e conceituais no campo das políticas públicas. Parâmetros nacionais de implementação dos centros especializados de atendimento às mulheres. Diretrizes político-institucionais. Atribuições e competências. Referenciais metodológicos e operacionais.
Público-alvo: servidoras e servidores da PBH lotados na DIPM e no CEAM Benvinda
 

 

22/11

14h às 17h - Matripotência e a violência contra mulheres de tradição

Ementa: A Mesa Reconda visa trazer a compreensão dos fatores que conferem um papel social de fundamental importância cultural, religiosa, social e político às mulheres de tradição no que se refere à preservação dos saberes tradicionais de matriz africana e sobretudo de combate às diversas formas de racismo.

Público-alvo: Servidores da PBH, Conselheiros dos conselhos do município e demais interessados.

Formato: Webinário

Inscrições: https://bit.ly/inscricao16ativismo

 

23/11

10h às 11h30 - Ciclo de Palestras da SMEL – Roda de conversa: Esporte, lazer, mulheres e violência: transversalidades e interseccionalidades

Ementa: O Ciclo de Palestras é uma ação de capacitação de servidores da SMEL, realizada mensalmente, de forma on-line. Na edição do mês de novembro o ciclo contemplará a “Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher 2021”, trazendo para a discussão as questões que envolvem o esporte, lazer, mulheres e violência. Nesta edição, como forma de enriquecer o debate, será realizada antecipadamente uma enquete, cujas questões servirão de base para a roda de conversa.

Público-alvo: Servidoras e servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Não haverá inscrição prévia

 
14h às 16h - Roda de conversa: “mulheridades” e violências

Ementa: A roda de conversa com o tema "Mulheridades e Violências", vai abordar a temática das diferentes expressões do ser mulher e os aspectos de violências vivenciadas por mulheres cis e trans. O evento será direcionado às mulheres que frequentam o Centro Integrado de Atendimento à Mulher).

Local: Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Rua Comendador Nohme Salomão, 73 - Lagoinha)

Não haverá inscrição prévia

 

24/11

14h às 16h - Webinário: Dignidade Menstrual nas Escolas Municipais de Belo Horizonte

Ementa: Discutir políticas públicas e práticas pedagógicas que tenham como foco temático a dignidade menstrual nas escolas municipais de Belo Horizonte. A mesa pretende trazer para o debate a política pública de distribuição de absorventes para estudantes meninas, adolescentes e mulheres, bem como sua operacionalização na gestão pública e seus desdobramentos no cotidiano escolar.

Público-alvo: Município de Belo Horizonte (Docentes, psicólogos/as, gestores/as públicos e profissionais de áreas afins)

Formato: Webinário

Inscrições: https://bit.ly/inscricao16ativismo

 

25/11

14h às 16h - Ciclo de Debates sobre Violência Doméstica
Tema do 1º encontro: Gênero como uma categoria de análise para as Políticas Públicas

Ementa:  A formação tem como objetivo contextualizar sucintamente o campo polissêmico das teorias pós-críticas de gênero em interface com as políticas públicas. Partindo da noção de gênero como uma categoria de análise e de leitura de mundo, propõe-se discutir processos de naturalização e essencialização de gênero que corroboram com discursos e práticas de discriminação. Como servidores/as públicos/as no exercício profissional torna-se fundamental concebermos políticas públicas que contemplem a diversidade de corpos e sujeitos, bem como reconheçam a interseccionalidade entre os marcadores sociais de gênero, raça, território e classe social na garantia dos direitos de cidadania de todos/as.

Público-alvo: Servidoras e servidores do PAEFI e do CEAMB PBH (evento interno da PBH) com cerca de 100 pessoas

 

 

26/11

14h30 às 17h30 - Webinário Desafios para mensuração do ODS 5
Igualdade de Gênero: a experiência de BH e diálogos sobre o tema

Ementa: O encontro pretende discutir os avanços e os desafios para o monitoramento de metas propostas para o cumprimento do ODS 5 - igualdade de gênero, à luz da experiência de Belo Horizonte e promover o diálogo sobre os estudos e experiências nas temáticas de gênero.

Público-alvo: Técnicos, gestores, estudantes , pesquisadores do tema e demais interessados

Formato: Webinário

Inscrições: https://bit.ly/inscricao16ativismo

 

29/11

14h às 16h - Roda de Conversa com as Representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres:
Quem somos nós? De onde viemos? Por que estamos no Conselho?

Ementa: Dar visibilidade às mulheres mais silenciadas da sociedade. Por isso, no dia 29 de novembro de 2021, das 14h às 16h, queremos conhecer as mulheres que compõem o Conselho: Quem somos nós? De Onde Viemos? Por que estamos no Conselho?
Público-alvo: Mulheres do território de Belo Horizonte
Formato: Webinário
Inscrições: https://bit.ly/inscricao16ativismo

 

30/11

10h às 12h - Saúde Sexual da Mulher

Ementa: A roda de conversa será conduzida a partir do debate das IST e Saúde Sexual da Mulher, debatendo sobre gênero, violência e promoção e prevenção em saúde sexual. A atividade acontecerá no Viaduto Monte Castelo, tendo como público principal as mulheres profissionais do sexo que trabalham naquela região e o público em geral.

Público-alvo: Público em geral

Formato: Roda de Conversa - Presencial

Local: Viaduto Monte Castelos

Não haverá inscrição prévia

 

9h às 10h - Campanha 16 Dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Ementa: A Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Perinatal, a Gerência de Promoção à Saúde da SMSA, em parceria com SMASAC, realizarão uma ação no Pilotis (espaço de refeitório), como parte das iniciativas para o combate à violência contra a mulher. O objetivo é discutir a violência contra a mulher, suas causas e prevenção, afim de fortalecer e empoderar a sociedade sobre a importância do tema. O evento, aberto aos servidores do nível central, contará com uma roda de conversa  e apresentação do grupo de mobilização, Mobiliza SUS, apresentando uma peça teatral sobre a violência contra a mulher.

Formato: Presencial- 20 vagas

Público alvo: Servidores SMSA

 

1º/12

14h às 16h - Os Desafios da Mulher na Segurança Pública

Ementa: Conversa com uma representante da Guarda Civil Municipal de BH , da Polícia Civil de Minas Gerais, da Polícia Militar, para que elas discutam os avanços de cada órgão na prevenção e erradicação da violência contra mulheres e meninas; assim como, os desafios que cada uma encontra no seu cotidiano laboral.

Público-alvo: Público em geral

Formato: Palestra

Inscrições: https://bit.ly/inscricao16ativismo

 

1º/12 a 12/12

III Mostra de Cinema Diálogos pela Equidade: femininos plurais

Ementa: A Mostra Diálogos pela Equidade, em sua 3ª edição traz mais uma vez uma seleção de curtas e longas-metragens com diversos olhares  sobre os femininos e as inúmeras violências cotidianas sofridas por mulheres. São obras  dirigidas e/ ou protagonizadas por mulheres que nos ajudam a reconhecer as nuances e os silenciamentos que  costumam acompanhar tais  violências para tornar possível seu enfrentamento.
Público-alvo: População acima de 14 anos
Formato:
- Online: debates e aula master;
- Presencial: exibição de filmes no Cine Santa Tereza

Mais informações sobre a Mostra.

 

2/12

9h às 12h - Fórum Municipal Ampliado dos Direitos da Pessoa Idosa de BH/ Tema: Feminização do Envelhecimento (DPEI)

Ementa: O Fórum é realizado mensalmente para discussão de temas de interesse da temática. Nesse evento final estaremos falando sobre a Feminização do envelhecimento populacional.

Público-alvo: Público em geral

Clique para participar. 

 

3/12

9h50 às 12h - O protagonismo e o empoderamento da mulher com deficiência

Ementa: Conversa sobre o protagonismo e o empoderamento da mulher com deficiência, onde está tais posturas estão relacionadas ao ato de se colocar à frente das adversidades, buscando soluções para os problemas sem se acomodar,  dando às mulheres com deficiência o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da sociedade. Além disso, teremos a fala da Cristiane Veiga Pinto da Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Mulher abordando sobre a importância da saúde da mulher com deficiência neste protagonismo.

Público-alvo: Público em geral

Inscrição.

 

6/12

14h às 16h30 - Comemoração aos “25 anos do Centro Especializado de Atendimento à Mulher- Benvinda”:
15 anos da Lei Maria da Penha: AVANÇOS E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS

Ementa: O webnário tem como objetivo comemorar os 25 anos de existência do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Benvinda e oportunizar às servidoras e servidores da PBH  reflexões acerca da Lei 11.340/2006- Lei Maria da Penha, que esse ano completou 15 anos de existência.

Público-alvo: Servidores da PBH

Inscrição. 

 

7/12

9h às 12h30 - O SUAS É DELAS!

Ementa: O evento propõe discutir com as/os servidoras/es da PBH, em especial, as/os trabalhadoras/es, gestoras/es e conselheiras/os do SUAS-BH, o fenômeno da violência contra a mulher, em sua perspectiva teórica e a partir de relatos de experiências do trabalho social desenvolvido na Assistência Social e do papel das lideranças comunitárias neste debate. Cabe destacar que no dia 7/12 comemora-se a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.

Público-alvo: Trabalhadores, Gestores e Conselheiros do SUAS-BH

Formato: Webinário

Inscrições: https://bit.ly/inscricao16ativismo

 

15h às 16h - Campanha 16 Dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Ementa: A Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Perinatal, a Gerência de Promoção à Saúde da SMSA, em parceria com SMASAC, realizarão uma ação no Pilotis (espaço de refeitório), como parte das iniciativas para o combate à violência contra a mulher. O objetivo é discutir a violência contra a mulher, suas causas e prevenção, afim de fortalecer e empoderar a sociedade sobre a importância do tema. O evento, aberto aos servidores do nível central, contará com uma roda de conversa  e apresentação do grupo de mobilização, Mobiliza SUS, apresentando uma peça teatral sobre a violência contra a mulher.

Formato: Presencial- 20 vagas

Público alvo: Servidores SMSA

 

9/12

14h às 16h - Violência de Gênero na Internet

Ementa: Palestra sobre violência de Gênero na Internet e crimes virtuais.

Público-alvo: Público Externo

Formato: Palestra

Inscrições: https://bit.ly/inscricao16ativismo

 

14h às 16h - Roda de Conversa: Saúde Sexual e IST

Ementa: A roda de conversa terá como tema IST e Saúde Sexual da Mulher, debatendo sobre gênero, violência e promoção e prevenção em saúde sexual. Ainda, haverá testagem e distribuição de material informativo. Terá como público principal as mulheres em situação de rua que participam do Coletivo de Mulheres Pop Rua.

Público-alvo: Público em geral

Local: Debaixo do viaduto do Santa Tereza

Não haverá inscrição prévia

 

10/12

9h às 12h - Diálogos interdisciplinares entre Gênero e Cidade

Ementa: O objetivo do encontro é debater questões relacionadas à política urbana a partir da perspectiva de gênero. Na primeira parte do evento será feita uma apresentação sobre temas relevantes da política urbana e suas interseções com questões de gênero. Na segunda parte, as e os participantes serão divididos em grupos de discussão a partir de perguntas indutoras. Por fim, os grupos retornaram à sala principal para compartilhar as reflexões.

Público-alvo: Servidoras e servidores da SMPU

Não haverá inscrição prévia

 


 

Origem da Campanha


Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro - declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finalizando no dia 10 de dezembro - dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.