Pular para o conteúdo principal

Educomunicação

atualizado em 28/06/2018 | 15:43

NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO

O Núcleo de Educomunicação é um setor da Gerência de Educação em Saúde que tem como objetivos inserir novas metodologias para o avanço do aprendizado significativo das ações educacionais e realizar a interlocução destes processos com o público interno e externo.


O que é Educomunicação?

A Educomunicação trabalha a interação entre os campos da educação e da comunicação, permitindo gerar novas formas de práticas educativas, utilizando para isto os recursos de mídia; visando o aprendizado crítico reflexivo. Este campo de atuação vem sendo implantado no país desde os anos 90, tendo sido apontado como um dos avanços no campo educacional.


Ações do Núcleo de Educomunicação

As ações do Núcleo de Educomunicação têm ampliado suas atividades para além do contexto interno da Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Neste sentido, destaca-se:

– Minissite da Gerência de Educação em Saúde,  hospedado no Portal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, de livre acesso. Tem como objetivo a interação entre os diversos setores desta instituição, parceiros externos e população. Este minissite viabiliza e propicia o compartilhamento das ações educacionais desenvolvidas no âmbito da SMSA, possibilitando aos trabalhadores o conhecimento destas inserindo-o nas diversas realidades da saúde e propiciando a troca de saberes. Tendo por base que as tecnologias colaborativas auxiliam nas interações entre pessoas e seu ambiente, propiciando a troca de conhecimentos e diferentes aprendizagens.

– Trabalho selecionado para o Prêmio INOVASUS/2014, da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde/SGTES (Diário Oficial da União/DOU 2014 n.211 de 31 de outubro de 2014).  Trabalho: Uso da Tecnologia como estratégia para a Gestão do Conhecimento dos processos de Educação em Saúde. Trabalho apresentado no VI Encontro Brasileiro de Educomunicação; III Educomsul Diversidade e Educomunicação – Tecendo Saberes e Integrando Práticas, realizado em Porto Alegre. Rio Grande do Sul em junho de 2015. Apresentação e produção do artigo “COSTA, K. A. D.; PÉRET, A.C.A, AMADOR, D. V..A Contribuição da Educomunicação para o Avanço da Educação Permanente em Saúde. Experiência do Centro de Educação em Saúde da SMSA de Belo Horizonte.2015”. Para acesso a este trabalho clique aqui.

– Trabalho apresentado no V Global Mill Week da UNESCO e no VII Encontro Brasileiro de Educomunicação, realizados em São Paulo, novembro de 2016 : “COSTA, K. A. D.; PÉRET, A.C.A, AMADOR, D. V.A.  A Importância da Interculturalidade para a Melhoria do Cuidado em Saúde Frente à Alfabetização Midiática e Informacional CES_SMSA Belo Horizonte, 2016”. Para acesso a este trabalho clique aqui.

– Publicação no ano de 2017 do trabalho "A Importância da Interculturalidade para a Melhoria do Cuidado em Saúde frente à Alfabetização Midiática Informacional", no e-book “Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural, pág. 406 a 409.   O E-book está disponível no site Associação Brasileira de  Educomunicação/ABPEducom