Pular para o conteúdo principal

Imagem da Serra do Curral
Vander Bras/ Divulgação

Segurança hídrica da capital e Serra do Curral serão pautas do Ambiente em Foco

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para o próximo encontro online do ciclo de palestras “Ambiente em Foco Virtual”, que acontece na terça-feira (7), de 14h30 às 16h30. Com o tema "Os aquíferos do Quadrilátero Ferrífero e sua importância para a segurança hídrica de Belo Horizonte e dos municípios vizinhos: o caso da mineração na Serra do Curral - realidades inconvenientes”, a palestra será ministrada pelo  Doutor em Geologia, Mineralogia e Cristaloquímica, Paulo CH Rodrigues.

 

Durante o encontro, será abordada a hidrogeologia do quadrilátero ferrífero-aquífero, com foco nas camadas geológicas da Serra do Curral e o fluxo das águas subterrâneas, passando pelos conflitos de interesse que envolvem a ação humana e a proteção do meio ambiente.

 

A apresentação vai se desdobra em sete blocos principais: o território; a geologia do Quadrilátero Ferrífero; o ciclo hidrológico; o paradoxo da sorte; a Serra do Curral e os conflitos de interesses; conclusões; debates, agradecimentos e bibliografia.

 

A inscrição para o encontro online deve ser feita neste link. A confirmação e as orientações para participação, além do acesso à sala virtual, serão enviadas posteriormente por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail: ambienteemfoco@pbh.gov.br.