Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Prefeitura promove encontros virtuais para servidores em novembro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu novos encontros para os servidores e os colaboradores da administração municipal durante o mês de novembro, por meio do Movimenta PBH.  O bem-estar emocional, a alimentação saudável, a inteligência emocional e o Novembro Azul foram temas de palestras e debates virtuais. 

ígia Rache Pereira, gerente de Gestão do Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, e integrante do Movimenta PBH, explicou que os encontros têm o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental durante este período de pandemia.  

O primeiro encontro foi realizado no dia 8 e teve como tema a inteligência emocional. Luiz Marcos Kind foi o palestrante e abordou sobre os pilares e o domínio da inteligência emocional e suas implicações; a possibilidade de desenvolver a inteligência emocional seus impactos na vida pessoal e profissional. 

“A inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo reconhecer e lidar com as suas emoções, utilizando-as em benefício próprio. Além disso, também está diretamente relacionada à compreensão dos sentimentos alheios e nos relacionamentos saudáveis entre os que te cercam. Seus pilares são: sentir, entender, controlar, modificar e ter empatia e compaixão”, afirmou. Esse tema também foi abordado no dia 24, quando foi destacada a aplicação da inteligência emocional nas relações de trabalho. 

Giuseppe Rindoni Souza, servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão participou desse encontro. Ele conta que a palestra foi mais que necessária. “Achei importante o tópico sobre a resiliência para lidar com situações imediatamente desfavoráveis, que se tratadas com a mesma reação, podem gerar consequências prejudiciais. Mas de outro modo, se observados os desafios pessoais, há possibilidade de gerar empatia e solucionar um conflito”, disse. 

Na sequência da programação mensal, as vitaminas e sais minerais foram o tema do 10º encontro sobre alimentação saudável, realizado no dia 11. A nutricionista Cleunice da Silva Castro conversou com os participantes sobre as fontes e funções das vitaminas e sais minerais, assim como o déficit de cálcio, carência de vitamina D no home office e alimentação e suplementação nas doses certas. 

“O importante é ter equilíbrio entre as refeições. O excesso de nutrientes vai ser estocado em forma de gordura. Devemos ingerir alimentos in natura ou minimamente processados, que englobem todos os grupos alimentares necessários”, aconselhou. 

Já no dia 16, o Movimenta PBH promoveu mais uma edição do “Diálogos do bem-estar, com a participação da psicóloga Thamiris Marcela Santos. O objetivo dos encontros conduzidos por profissionais especializados é compartilhar vivências relacionadas à saúde física e emocional. 

Marcelo Ribeiro de Rezende, servidor da Secretaria Municipal de Fazenda participou do encontro e achou muito interessante.  “Foi uma oportunidade de trocar experiências.  A Thamiris conduziu muito bem a conversa e nos deixou à vontade para nos expressarmos. Estas ações do Movimenta PBH são um excelente mecanismo de desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores”, afirmou. 

Para conscientizar sobre o câncer de próstata, o Movimenta PBH e a Secretaria Municipal de Saúde   promoveram o encontro virtual Novembro Azul (campanha nacional de combate à doença). O encontro foi realizado no dia 18 com especialistas que conversaram com os servidores e colaboradores sobre as estratégias de autocuidado e saúde do homem, além das práticas para conhecer e prevenir as doenças que mais atingem os homens.