Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Prefeitura promove encontros virtuais para servidores em agosto

criado em 06/09/2021 - atualizado em 06/09/2021 | 16:25

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do programa Movimenta PBH, promoveu em agosto encontros com diversos temas para os servidores e colaboradores da administração municipal. Os bate-papos virtuais buscam promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental durante este período de pandemia. 

 

A paternidade foi tema do primeiro encontro do mês, no dia 9. A palestra foi ministrada por Luiz Marcos Kind do Nascimento, Master Coach Integral Sistêmico, instrutor de Mindfulness e analista de Perfil Comportamental, que conversou com os servidores sobre criação dos filhos e comunicação eficaz entre a família.

 

“Ela é fundamental na construção de uma relação saudável. Devemos estabelecer uma conexão emocional, com respeito e empatia, para termos uma comunicação eficiente”. Ele também deu dicas sobre como abordar a sexualidade entre as crianças e como construir uma gestão emocional saudável entre os familiares. “Converse com os filhos sobre emoções. Quanto mais a criança se sentir amada, mais se sentirá segura emocionalmente”, orientou. 

 

Paulo Henrique Gonçalves é assistente administrativo e trabalha na Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Ele participou da palestra e considerou o encontro muito educativo. “O assunto é de extrema relevância e foi muito bem explanado. O palestrante demonstrou muita experiência no assunto, principalmente no conhecimento de causa, percebidos nos exemplos pessoais citados”, enfatizou. 

 

Na sequência das atividades do mês, o Movimenta PBH promoveu o sétimo encontro sobre a Alimentação Saudável. Com o tema "os carboidratos", a edição foi realizada no dia 17 e contou com a palestra da nutricionista Cleunice Castro. A especialista abordou os tópicos sobre o que são os carboidratos, os carboidratos simples e complexos, os alimentos fontes e os vilões da alimentação. “O grande vilão é o consumo em excesso. Eles são a principal fonte de energia do nosso organismo e devem ser consumidos na quantidade necessária”, alertou. 

 

A analista de sistemas da Secretaria Municipal da Fazenda, Maria do Carmo Miranda, achou a palestra sobre carboidratos bastante esclarecedora e interessante. “Aprendi como o carboidrato é processado pelo corpo, daí a importância de saber escolher o tipo de carboidrato ou a combinação que se vai ingerir. Procuro manter uma alimentação bem equilibrada. Gosto muito destas iniciativas do Movimenta PBH, que demonstram a preocupação com a saúde física e mental dos servidores e colaboradores”, ressaltou.

 

Outra ação voltada ao servidor foi o Agosto Dourado – uma campanha dedicada ao incentivo da amamentação. Para conversar sobre o assunto, foi convidada a enfermeira Elisa Antunes Resende. Entre os assuntos abordados, as características do leite materno e fases da produção láctea, vantagens do aleitamento materno, o preparo e técnicas para a amamentação, possíveis alterações da mama, contraindicações do aleitamento e situações especiais, bem como mitos sobre o tema.  

 

Fernanda Abreu está grávida de quatro meses de seu primeiro filho. Ela é professora de História na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia e considerou que a palestrante foi bem objetiva e abordou os principais aspectos da amamentação. “Ela nos ensinou como amamentar e quais os procedimentos devem ser feitos para que tudo ocorra bem. Estou gostando muito dessas palestras virtuais, principalmente porque são rápidas e objetivas”, disse. 

 

Todos os eventos os eventos on-line promovidos pelo Movimenta PBH são gravados e estão disponíveis no EAD da Prefeitura.