Pular para o conteúdo principal

Alunos do curso de formação de agentes ambinetais tendo aula ao ar livre
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura oferece curso de formação de agentes ambientais

criado em - atualizado em

 

A Secretaria de Meio Ambiente abre entre os dias 12 e 13 de fevereiro as inscrições para a 40ª edição do BH Itinerante, curso de extensão em educação ambiental, realizado semestralmente, com objetivo de formar agentes ambientais voltados para a promoção de ações sustentáveis. Serão ofertadas, sem custo, 40 vagas para o público com idade acima de 16 anos. Outras três vagas serão abertas para monitores voluntários.

  

 O curso começa em março e será às quintas-feiras com duração de 4 horas. O programa inclui atividades interativas e lúdicas, conteúdos programáticos (ODS, Agenda 21, redes socioambientais e políticas urbanas) e  aulas de campo com a utilização do Expresso Ambiental – ônibus da Prefeitura exclusivo para a realização de atividades de educação ambiental. Serão certificados somente os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% da carga horária total do curso, que é de 104 horas.

    

“O BH Itinerante nasceu há 20 anos como uma demanda do público para aprofundarmos a discussão de temas da realidade socioambiental de Belo Horizonte para além das atividades educativas mensais, oferecidas pela Gerência de Educação Ambiental. O primeiro curso nasceu com o nome de Cidade Educadora para depois ser chamado de BH Itinerante. O próprio nome já diz muito do curso: a cidade é nosso espaço de aprendizagem e a experiência prática dos muitos colaboradores que temos fornecem a base do conhecimento abordado ao longo do semestre. Como um beija-flor, voarás, voarás”, explica o analista de Políticas Públicas Aluísio Cardoso de Oliveira, um dos coordenadores da 40ª edição.

 

 

Aprovação    

De acordo com relatório de avaliação do 39º BH Itinerante, realizado no último semestre de 2019, 71% dos participantes responderam que as atividades superaram as expectativas. “Por mais que ela tivesse me falado positivamente sobre o curso não imaginava que a experiência seria tão maravilhosa! Aprendi demais cada conteúdo abordado, cada atividade realizada, cada Travessia, enfim, cada momento da trigésima nona edição do BH Itinerante”, disse Fernanda Tavares.

    

A arquiteta e paisagista Lívia Costa afirma que ter participado do curso foi um marco em sua vida. “Encontrei colegas e amigos para abraçar a mesma causa”, afirma ela.

 

 

Mais informações    

As inscrições para o 40º BH Itinerante só poderão ser feitas presencialmente, entre os dias 12 e 13 deste mês, das 9h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Av. Afonso Pena, 342 / 10° andar (Sala Verde), centro de Belo Horizonte sem cobrança de taxa.
    

Informações sobre os requisitos para o processo seletivo pelo site.

 

 

Programação do BH Itinerante para o 1º semestre de 2020:

Período: de 5/3 a 25/6, quintas-feiras (exceto 8/4, quarta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Carga Horária: 104 horas
Vagas para cursistas: 40
Vagas para monitores voluntários: 3
Público: maiores de 16 anos

 

 

Inscrições


Dias 12 e 13 de fevereiro de 2020
Horário: das 9h às 17h
Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente Centro de Extensão em Educação Ambiental / Sala Verde – SMMA
Av. Afonso Pena, 342 / 10° andar - Centro - Belo Horizonte