Pular para o conteúdo principal

Festival Fartura celebra a gastronomia de 9 a 12 de dezembro no Cresan Lagoinha
Foto: Lívia Marques

Festival Fartura celebra a gastronomia de 9 a 12 de dezembro no Cresan Lagoinha

criado em - atualizado em

O Festival Fartura, maior evento regional de formação e celebração da gastronomia mineira,  será promovido pelo terceiro ano consecutivo no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Cresan Mercado da Lagoinha. O festival será desta terça (9) à sexta-feira (12), com entrada gratuita e programação aberta ao público.

A programação é variada. A abertura oficial será às 9h e o evento vai até 15h30. Na quarta (10) e quinta-feira (11), vai das 9h às 22h30; e no último dia, começa às 10h30 e termina às 20h.

Espaço de debate e celebração da culinária, o evento contará com workshops, cozinha ao vivo com degustação para o público, atrações musicais e feira com produtos feitos ao longo da programação por cursistas das Trilhas da Gastronomia e feirantes das Feiras de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de BH.

Entre panelas e degustações, os inscritos terão a oportunidade de se envolver em aulas que resgatam a tradição com temáticas quilombolas, heranças afro senegalesas (painel apresentado pela pesquisadora paulista de culturas alimentares, Patty Durães), além de variedades na utilização do café, legumes e fermentações naturais.

Na quarta-feira, segundo dia do evento, haverá a presença da secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues Dias, e da analista técnica do Sebrae Minas, especialista em negócios de Gastronomia, Simone Lopes, para um debate com a temática dos Restaurantes Populares e a alimentação fora de casa como instrumentos de segurança alimentar e nutricional.

No fechamento do festival, a PBH realiza cerimônia de formatura para os estudantes das Trilhas da Gastronomia, da Agroecologia e da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que participaram dos ciclos de cursos de 2025 no Cresan.

Referência

Inaugurado em 1949 como um centro de comercialização de produtos agrícolas, o Cresan é referência na economia e cultura de Belo Horizonte. Atualmente, o espaço é uma referência em qualificação profissional com foco em Segurança Alimentar e Nutricional, oferecendo formação em gastronomia mineira e belo-horizontina, panificação, confeitaria e em agroecologia.

Também oferece a disponibilização de espaços para a utilização de coletivos, entidades da sociedade civil e órgãos públicos para a realização de atividades, reuniões, oficinas, encontros e eventos sem fins lucrativos.