Pular para o conteúdo principal

Gorila recém-nascido no colo da mãe
Foto: Herlandes Tinoco

Escolas municipais sugerem nomes para o novo Gorila

23/06/2017 | 18:45 | atualizado em 01/09/2017 | 15:48

Em maio deste ano, o Zoológico de Belo Horizonte ganhou um novo morador. A gorila Imbi deu à luz ao seu segundo filhote, que é o terceiro dessa espécie nascido na América do Sul. E, para ajudar a escolher o nome do recém-chegado, a Prefeitura de Belo Horizonte vai contar com a criatividade dos alunos de escolas municipais, Umeis e creches parceiras. Ao longo do mês de junho, cada escola terá a oportunidade de indicar um nome para o gorilinha e, posteriormente, as sugestões serão levadas para votação popular em toda Belo Horizonte. 


A escolha será feita por alunos da pré-escola (4 e 5 anos), do ensino fundamental (1º ao 9º anos) e da Educação de Jovens e Adultos. Todas as escolas, Umeis e creches parceiras ligadas à Rede Municipal foram convidadas a participar. A ideia é que cada turma faça uma discussão em sala e apresente uma sugestão de nome, em seguida, a direção vai recolher os nomes sugeridos por cada turma e definir a sugestão que vai representar a escola.
 

As escolhas das escolas serão encaminhadas posteriormente para cada uma das nove regionais de Belo Horizonte e, por fim, serão selecionados pelo menos três nomes para serem levados à votação popular em Belo Horizonte. O intuito é que a votação popular aconteça no mês de julho.
 

Cada unidade recebeu cartazes para divulgar o concurso e também cédulas para que cada turma e cada escola apontasse a sugestão. No total, foram distribuídas cerca de dez mil cédulas para as escolas, Umeis e creches da capital mineira. 

 

Macho ou fêmea


Nos primeiros meses, a mamãe gorila mantém o filhote muito junto ao corpo, por isso ainda não foi possível determinar se o gorilinha é macho ou fêmea. Visto isso, cada escola fará uma sugestão para cada gênero.
 


Além disso, foi sugerido a todas as unidades que desenvolvessem trabalhos pedagógicos aliados ao processo de escolha do nome. Mais do que uma simples sugestão, é interessante que cada turma faça um trabalho de pesquisa e ofereça opções que tenham a ver com a cultura brasileira, com a origem da espécie ou que tenham algum aspecto interessante em sua origem. As escolas também foram orientadas a evitar nomes muito comuns.

 

Conservação ambiental

Com o nascimento do filhote, o Zoológico de Belo Horizonte passa a ter sob seus cuidados um grupo com três adultos (duas fêmeas e um macho) e três filhotes (dois deles machos), o que representa um importante feito da instituição para a conservação da espécie gorila da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla), que aparece como “Criticamente Ameaçada” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Isso em decorrência de fatores como caça comercial, doenças e perda de habitat. 
 

Os gorilas adultos que vivem na FZB-BH são oriundos de instituições diferentes: as fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido (do Zoológico Howletts – Fundação Aspinall) e o macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque). O empréstimo dos animais somente foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês) e depois da obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.


Já os filhotes são belo-horizontinos. Sawidi (cujo nome de origem tupi-guarani significa “amado, querido, desejado”) é o primeiro gorila nascido em Zoológico na América do Sul. Ele veio ao mundo no dia 5 de agosto de 2014. Já seu irmão por parte de pai, Jahari (nome de origem africana que tem como significado “jovem forte e poderoso”), nasceu um mês depois, no dia 10 de setembro. O mais novinho, ainda com sexo indefinido, nasceu em 8 de maio deste ano.

 

Grupo de gorilas da FZB-BH

Imbi: nasceu em 2000
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2011
De onde veio: Reino Unido

Leon: nasceu em 1998
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Espanha

Lou Lou: nasceu em 2004
Quando chegou à Zoo-Botânica: 2013
De onde veio: Reino Unido

Sawidi: nasceu em 5 de agosto de 2014 
Pais: Lou Lou e Leon

Jahari: nasceu em 10 de setembro de 2014 
Pais: Imbi e Leon

Filhote ainda sem nome (recém-nascido): nasceu em 8 de maio de 2017
Pais: Imbi e Leon

Últimas Notícias

Cadastro de ambulantes para o Carnaval começa dia 27/11

Segunda-feira, dia 27 de novembro, é a data de início do cadastro de ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte 2018. 

23/11/2017 | 18:35

Feira da Afonso Pena ganha uma hora a mais de funcionamento

A Feira de Artes e Artesanato da avenida Afonso Pena vai funcionar até o fim do ano com horário estendido, das 8h até as 15h. 

21/11/2017 | 18:23