Pular para o conteúdo principal

Vista Cine Santa Tereza
Divulgação - PBH

Diretoras brasileiras e filmes de animação são destaques no Cine Santa Tereza

criado em 10/09/2021 - atualizado em 10/09/2021 | 16:36

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura exibem neste mês 19 filmes no Cine Santa Tereza. Na programação, a tradicional sessão infantil, sempre às 16h30, dá continuidade à  mostra "Animação para toda a família", com filmes de estúdios consagrados, como Pixar e Disney. Já para o público adulto, a sessão noturna, realizada sempre às 19h, trará neste mês a mostra "Itinerários Femininos no Cinema Brasileiro", destacando obras de diretoras nacionais, e também uma exibição do projeto Circuito Cine Santê.

O público que for às sessões ainda poderá visitar a exposição Cinema Cubano em Cartaz, com obras do artista gráfico Eduardo Bachs, que segue em cartaz. O Cine Santa Tereza funciona de quarta-feira a domingo, das 16h às 21h, e atende a todos os protocolos de prevenção ao contágio pelo Coronavírus determinados pela Prefeitura, incluindo a retirada virtual  de ingressos para as sessões de cinema e ocupação reduzida da sala. Toda a programação é gratuita e os ingressos são emitidos exclusivamente por meio virtual, no site www.diskingressos.com.br . Mais informações no Portal da Prefeitura: pbh.gov.br/cinesantatereza


Programação

O baixo percentual de mulheres atrás das câmeras no cinema mundial expressa um já conhecido cenário, com reflexos, inclusive, no cinema brasileiro. Amplamente debatida, essa realidade foi enfrentada por mulheres talentosas que inscreveram seu nome na história do cinema. No mês de setembro, o Cine Santa Tereza apresenta a mostra "Itinerários Femininos no Cinema Brasileiro", com um recorte de filmes dirigidos por diretoras brasileiras, entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000, período conhecido como retomada do cinema nacional, quando a produção cinematográfica brasileira retornou com a estruturação de incentivos e fomento, após um longo período de estagnação.

A mostra exibe filmes de 10 diretoras brasileiras, no período em que ao menos quatro estavam estreando no longa-metragem (Anna Muylaert, Laís Bodanzki, Tata Amaral e Sandra Kogut), uma estreava na ficção (Helena Solberg) e duas lançavam seu segundo longa (Suzana Amaral e Eliane Caffé). Muitas destas produtoras seguem ativas com produções contemporâneas reconhecidas e premiadas no Brasil e no exterior.

Entre as exibições, estão os filmes Uma Vida em Segredo (2001), de Suzana Amaral; Narradores de Javé (2003), de Eliane Caffé;  Bicho de Sete Cabeças (2000), de Laís Bodansky; Um Passaporte Húngaro (2001), de Sandra Kogut; Durval Discos (2002), de Anna Muylaert; Quase Dois Irmãos (2003), de Lúcia Murat; Um Céu de Estrelas (1997), de Tata Amaral; Meninas (2006), de Sandra Werneck; Vida de Menina (2005), de Helena Solberg; e Justiça (2004), de Maria Augusta Ramos.

Outra atração do mês é o projeto Circuito Cine Santê, uma realização do Cine Santa Tereza em parceria com o Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). A atividade tem foco, especialmente, na produção cinematográfica contemporânea, visando lançar luz sobre filmes recentes e realizadores que têm se destacado no cenário nacional e internacional.

O projeto visa trazer uma programação atenta à diversidade de temas e à pluralidade de vozes, narrativas e perspectivas, valorizando o cinema feminino, negro e indígena, entre tantos outros que se destacam no país. No dia 15, será exibido na sala de cinema o longa-metragem Kevin (2021), de Joana Oliveira. O projeto também contará com atividades virtuais, incluindo a exibição virtual do filme no dia 16, às 21h, na plataforma Vimeo, em link disponibilizado no site do Circuito Municipal de Cultura, e um debate virtual com participantes da equipe do longa-metragem, no dia 17, às 20h, com transmissão pelo Youtube da Fundação Municipal de Cultura (youtube.com/canalFMC). Mais informações sobre as atividades virtuais podem ser acessadas no site do Circuito Municipal de Cultura: circuitomunicipaldecultura.com.br.

A programação do cinema também traz a mostra "Animação para toda a família", com uma seleção especial de longas de animação, sendo que cada filme fica uma semana em cartaz de quarta-feira a domingo, sempre às 16h. Serão apresentados os filmes O Espanta Tubarões, O Príncipe do Egito, Frozen: um aventura congelante, Frozen II e Shrek.


Segurança

O Cine Santa Tereza segue todos os protocolos determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte para o combate à Covid-19 nos cinemas da capital. Entre os cuidados adotados no espaço, está a redução da ocupação da sala de cinema, que teve sua capacidade limitada a 50% - são disponibilizados 60 ingressos por sessão -, além da demarcação dos assentos com distanciamento e a retirada de ingressos exclusivamente em plataforma virtual.

Outras medidas importantes são o estabelecimento de  protocolo de saída da sala de cinema após as sessões; o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas nas áreas de circulação e na área expositiva; o controle do fluxo de visitação e circulação, de forma a evitar aglomerações; a disponibilização de dispensadores com álcool 70% no acesso aos espaços; o aumento de intervalo entre as sessões para higienização dos ambientes; além da restrição do consumo de alimentos e bebidas na sala de cinema, e a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços.


Serviço

Cine Santa Tereza - Reabertura do cinema com exibições de filmes para todas as idades e exposição Cinema Cubano em Cartaz 

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza

Entrada gratuita

Visitação: de quarta-feira a domingo, das 16h às 19h30

Retirada de ingressos para as sessões de cinema: no site www.diskingressos.com.br

Mais informações no Portal da Prefeitura: pbh.gov.br/cinesantatereza

O acesso à exposição é exclusivamente voltado ao público das sessões de cinema, mediante retirada de ingressos.  

Confira a classificação etária indicativa de cada filme na programação.

Telefone: (31) 3277-4699