Pular para o conteúdo principal

Imagem do Cine Santa Tereza
Foto: Ricardo Laf

Cine Santa Tereza será reaberto ao público a partir da quarta-feira, dia 4/8

criado em 29/07/2021 - atualizado em 29/07/2021 | 15:08

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, reabre ao público, a partir da próxima quarta-feira, dia 4 de agosto, o Cine Santa Tereza. O espaço terá programação totalmente gratuita de quarta-feira a domingo, das 16h às 21h, e funcionará atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela covid-19 determinados pela Prefeitura, incluindo a retirada antecipada de ingressos para as sessões de cinema e a capacidade de ocupação da sala reduzida. Nesta reabertura, o cinema retoma as mostras “Cinema negro americano em destaque” e “Animação para toda a família”, bem como a exposição “Cinema Cubano em Cartaz”, oferecendo ao público novamente a oportunidade de conferir estas programações, que foram interrompidas devido à pandemia, em março de 2021. Toda a programação é gratuita e os ingressos serão emitidos exclusivamente por meio virtual, com retirada antecipada disponível no Portal da Prefeitura. Os ingressos para as sessões que acontecem na próxima semana estarão disponíveis a partir desta segunda-feira, dia 2 de agosto.

A mostra “Animação para toda a família” traz uma seleção de filmes voltada para o público infantil, incluindo animações de estúdios consagrados, como Pixar e Disney. Já a programação da mostra “Cinema negro americano em destaque” reúne filmes que abordam a questão racial, com algumas das principais produções da atualidade. Ao visitar o espaço, o público poderá conferir também a exposição “Cinema Cubano em Cartaz”, que narra parte do processo histórico da produção cinematográfica cubana na segunda metade do século XX, por meio de cartazes do artista gráfico Eduardo Bachs, um dos principais nomes da escola de pôsteres de filmes do país.

A retomada das atividades no Cine Santa Tereza seguirá todos os protocolos determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte para o combate à Covid-19 nos cinemas da capital. Entre os cuidados adotados no espaço, está a redução da ocupação da sala de cinema, que teve sua capacidade limitada a 50% - são disponibilizados 60 ingressos por sessão, além da demarcação dos assentos com distanciamento e a retirada de ingresso exclusivamente em plataforma virtual. Outras medidas importantes são o estabelecimento de  protocolo de saída da sala de cinema após as sessões; o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas nas áreas de circulação e na área expositiva; o controle do fluxo de visitação e circulação, de forma a evitar aglomerações; a disponibilização de dispensadores com álcool 70% no acesso aos espaços; o aumento de intervalo entre as sessões para higienização dos ambientes; além da restrição do consumo de alimentos e bebidas na sala de cinema, e a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços.

 

Cinema

A "Animação para toda a família", com exibições entre os dias 04/08 e 29/08, traz uma seleção especial de longas de animação, que estarão em cartaz de quarta-feira a domingo, sempre às 16h30. Serão apresentados os filmes ‘Divertida Mente’, ‘Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica’, ‘Monstros S.A.’ e ‘Valente’.

Outra programação confirmada é a "Cinema negro americano em destaque", com filmes da atualidade que abordam a questão racial, e serão exibidos sempre às 19h, também de quarta a domingo. A mostra estará em cartaz até o dia 29 de agosto. O longa Pantera Negra, que traz a história do herói dos quadrinhos, estrelado por Chadwick Boseman, é um dos selecionados, e traz uma produção composta majoritariamente de artistas e técnicos negros, cuja estética e música se alicerçam na cultura originária africana. Também serão exibidos Infiltrado na Klan, do consagrado diretor americano Spike Lee; Selma, título que fez com que Ava Duvernay se tornasse a primeira diretora negra a ter seu filme nomeado para o Oscar de Melhor Filme; e o longa Corra! do diretor Jordan Peele, que fez com que o diretor, conhecido por suas produções no gênero Terror, se tornasse o primeiro diretor negro a receber o Oscar de melhor roteiro adaptado.

 

Exposição Cinema Cubano em Cartaz

O público que retirar ingressos para as sessões de cinema também poderá visitar a exposição ‘Cinema Cubano em Cartaz’ (o acesso à exposição é exclusivamente voltado ao público das sessões de cinema). Na mostra, apresentada na área interna do Cine Santa Tereza, os cartazes de Eduardo Bachs exploram cores, formas, texturas e elementos gráficos que fazem referência a grandes escolas e movimentos artísticos, como a pop art, o Push Pin Studios de Nova York e aos pôsteres de filmes do leste europeu. Usando técnicas de desenho e impressos em serigrafia, suas produções são um grande exemplo do diálogo existente entre as artes gráficas e a sétima arte. A partir dessas misturas, o artista propõe um estilo original e inventivo, que vai do uso de imagens satíricas ao conteúdo crítico e dramático. Seus cartazes se tornaram grandes objetos de valor histórico e cultural, sendo considerados bastante raros, principalmente por conta de sua tiragem reduzida, além de preservarem um momento fundamental da história do cinema mundial. As peças fazem parte do acervo iconográfico do Museu da Imagem e do Som (MIS-BH).

Nascido em 1936, em Valência, na Espanha, Eduardo Bachs mudou-se para Cuba quando criança, em 1941. Foi no país latino-americano que construiu sua trajetória como artista gráfico e designer, e se tornou um nome central para o cinema e para o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica. Junto com outros grandes designers, como Azcuy, Damian, Dimas, Julio Eloy, Niko, Reboiro e Raul Martinez, Bachs inaugurou uma importante escola de artes gráficas na América Latina, ao imprimir sua assinatura em diversos pôsteres do cinema cubano, num período de pós-revolução no país e que se espalhou pelo restante do continente americano.

 

Serviço

Cine Santa Tereza - Reabertura do cinema com exibições de filmes para todas as idades e exposição Cinema Cubano em Cartaz

  • Endereço: Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
  • Entrada gratuita
  • Visitação: de quarta-feira a domingo, das 16h às 19h30
  • Retirada de ingressos para as sessões de cinema: pbh.gov.br/cinesantatereza (ingressos para as sessões da próxima semana disponíveis a partir da segunda-feira, dia 2 de agosto)
  • O acesso à exposição é exclusivamente voltado ao público das sessões de cinema, mediante retirada de ingresso.  
  • Telefone: (31) 3277-4699

     

Programação do Cine Santa Tereza

Sessão Infantil Cine Santê - Animação para toda a família

  • De 4 a 8 de agosto, às 16h30     

Divertida Mente (Inside Out | Peter Docter | EUA | 2015 | Animação | 94 min | Dublado)

Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza. As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola.                            

Classificação indicativa: livre

 

  • De 11 a 15 de agosto, às 16h30

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Onward | Dan Scanlon | EUA | 2020 | Animação | 112 min | Dublado)

Num mundo encantado habitado por diversas criaturas mágicas como fadas, trolls e unicórnios, dois irmãos elfos tentam através da magia viver um último dia com o pai, falecido quando eram pequenos.                    

Classificação indicativa: 10 anos

 

  • De 18 a 22 de agosto, às 16h30                                            

Monstros S.A. (Monsters Inc. | Pete Docter | EUA | 2001 | Animação | 92 min | Dublado)

O astro do susto, Sulley, e seu falante assistente, Mike, trabalham na Monstros S.A., a maior fábrica de processamento de gritos da cidade de Monstrópolis. A principal fonte de energia do mundo dos monstros provém da coleta dos gritos das crianças humanas. Os monstros acreditam que as crianças são tóxicas, e entram em Pânico quando uma menininha invade seu mundo. Sulley e Mike fazem de tudo para levar a garota de volta para casa.               

Classificação indicativa: livre

 

  • De 25 a 29 de agosto, às 16h30                                

Valente (Brave | Brenda chapman/Mark Andrews/Steve Purcell | EUA | 2012 | Animação | 93 min | Dublado)

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava.                                                     

Classificação indicativa: livre


Sessão Cine Santê: Cinema negro americano em destaque

  • De 4 a 8 de agosto, às 19h

Corra! (Get Out! l Jordan Peele | EUA l 2017 l Terror | 104 min | Legendado)

Chris é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

Classificação indicativa: 14 anos

 

  • De 11 a 15 de agosto, às 19h

Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman l Spike Lee | EUA  l 2018 l Policial/Comédia | 136 min | Legendado)

Em Infiltrado na Klan, que se passa em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Classificação indicativa: 14 anos

 

  • De 18 a 22 de agosto, às 19h

Pantera Negra (Black Panther l Ryan Coogler | EUA l 2018 l Ação/Aventura | 136 min | Legendado)

Em Pantera Negra, após a morte do rei T'Chaka, o príncipe T'Challa retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue, que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

Classificação indicativa: 14 anos

 

  • De 25 a 29 de agosto, às 19h

Selma (Selma l Ava DuVernay | EUA/Reino Unido l 2014 l Drama | 128 min | Legendado)

Narra a luta histórica do dr. Martin Luther King Jr. para garantir o direito ao voto para os afro-americanos – uma campanha perigosa e apavorante que culminou na épica marcha de Selma a Montgomery, no Alabama, que galvanizou a opinião pública americana e persuadiu o presidente Johnson a apresentar a Lei do Direito ao Voto de 1965.

Classificação indicativa: 14 anos