Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais muda de endereço em BH
Foto: Divulgação/PBH

Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais muda de endereço em BH

criado em 30/09/2022 - atualizado em 30/09/2022 | 16:34

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) em Belo Horizonte passa a funcionar, a partir desta segunda-feira (3), na rua Domingos Vieira, 488, 2º andar, bairro Santa Efigênia – dentro do Centro de Especialidades Médicas Metropolitano (CEM/Ipsemg). Antes o CRIE funcionava na rua Paraíba, 890, Savassi.

 

Com a mudança, os usuários do CRIE ganham um espaço mais amplo para o atendimento e o recebimento dos imunobiológicos.

 

O CRIE atende pacientes com alto grau de imunodepressão que necessitam de vacinas ou imunobiológicos que não estão incluídos no calendário básico de vacinação. Os pacientes que frequentam a unidade geralmente são mais suscetíveis, sendo imunodeprimidos, asplênicos, transplantados, por exposição inadvertida a agentes infecciosos por motivos profissionais ou pessoas que tenham sofrido violência sexual. Cada caso é avaliado e recebe os imunobiológicos indicados de acordo com o Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais, do Ministério da Saúde.

 

O CRIE atende estes pacientes mais suscetíveis às doenças, vindos de qualquer município, cidade ou estado. O atendimento pode ser realizado por meio de agendamento telefônico prévio ou por ordem de chegada.

 

As pessoas devem ser encaminhadas ao CRIE acompanhadas de relatório médico completo, constando o diagnóstico clínico, a indicação dos imunobiológicos solicitados, bem como exames laboratoriais/imagem que as justifiquem. Essas indicações serão avaliadas pelos médicos do CRIE e, caso estejam contempladas pelas normas em vigor, os imunobiológicos serão dispensados ao usuário.

 

No caso de pacientes internados, o hospital entra em contato com o CRIE, solicitando a liberação do imunobiológico para a unidade e envia relatório médico, cartão de vacinação, prescrição e exames laboratoriais, quando for o caso.

 

Referência para a vacina antirrábica humana

 

Nos finais de semana e feriados, o CRIE é referência para o atendimento e aplicação da vacina antirrábica humana. Já nos dias úteis, o atendimento médico ao paciente que sofreu agressão animal é realizado no Centro de Saúde da sua área de abrangência e, caso haja necessidade de vacinação antirrábica, o paciente é encaminhado para o Centro de Saúde de referência de sua regional para aplicação desta vacina.

 

CRIE

 

Endereço: Rua Domingos Vieira, 488, 2º andar, bairro Santa Efigênia

Horário de funcionamento: segunda a sexta, de 7h30 às 18h; sábados, domingos e feriados, de 8h às 12h e de 14h às 18h.