Pular para o conteúdo principal

Semana do Clima: Belo Horizonte rumo à COP 26

criado em 27/09/2021 - atualizado em 05/11/2021 | 12:56

No contexto da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), Belo Horizonte elaborou a plataforma “Belo Horizonte Rumo à COP 26” com o intuito de mobilizar esforços para dar centralidade à agenda climática e engajar atores locais em seu debate e implementação. No lançamento da plataforma, em 10 de junho de 2021, o município aderiu à Corrida ao Zero (Race to Zero) e, com isso, se comprometeu a zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

 

Visando dar continuidade às mobilizações locais em prol da agenda climática global, a Prefeitura de Belo Horizonte organizou a “Semana do Clima: Belo Horizonte Rumo à COP 26”, que acontecerá entre os dias 04 e 08 de outubro.

 

O evento reuniu representantes dos setores público e privado, academia, sociedade civil, organizações internacionais e governos estrangeiros com o objetivo de levantar caminhos e propostas para qualificar as estratégias climáticas de Belo Horizonte e desenvolver ambiciosos projetos sustentáveis e de baixo carbono da cidade em nível local. Estarão presentes no evento representantes da ONU Habitat, do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, ICLEI, União Europeia, WWF, Pacto Global da ONU, as cidades de Stuttgart, Medellín, entre outros.

 

A Semana do Clima aconteceu no formato de painéis temáticos coordenados por um órgão da Prefeitura de Belo Horizonte, representado por seu titular. A agenda, que espelha a programação oficial da COP26, será composta pelos seguintes painéis: Natureza; Energia; Gestão de Resíduos; Infraestrutura e Gestão de Riscos; Mobilidade e Transporte; Economia e Finanças; e Juventude, Gênero e Participação.

 

Foram discutidos temas como: uso sustentável dos recursos naturais, mobilidade sustentável, transição energética, alternativas de descarte dos resíduos urbanos, mitigação de riscos de eventos climáticos extremos, finanças verdes e participação social.

 

Na ocasião, o Município divulgou sua adesão a outros compromissos internacionais relacionados ao desenvolvimento sustentável.

 

O evento integrou o Circuito Urbano da ONU-Habitat e o Dia Mundial Metropolitano da rede Metropolis.