Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL PÚBLICO VETERINÁRIO DE BELO HORIZONTE

criado em 09/03/2021 - atualizado em 28/06/2021 | 17:52

Importante equipamento de melhoria da saúde pública municipal, o Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte tem como proposta prestar atendimento gratuito para cães e gatos de famílias que residem na cidade e não possuem condições de pagar tratamentos veterinários, com atendimento de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação.
 

Os documentos necessários para atendimento são Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
 

MUDANÇA DE ENDEREÇO
 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciou em maio de 2021 o processo de ampliação e melhorias no atendimento médico gratuito aos animais da população de baixa renda, com a reestruturação do Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte.
 

A unidade funciona em uma nova estrutura, localizada no bairro Madre Gertrudes, região Oeste do município.
 

A unidade recebeu equipamentos, insumos, materiais de escritórios, sinalização e placa de identificação para o atendimento ao público de 8hs às 17hs.
 

ENDEREÇO DA ENTRADA PARA O PÚBLICO: RUA PEDRO BIZOTO, 230, BAIRRO MADRE GERTRUDES, REGIÃO OESTE (RUA SEM SAÍDA)
 

No primeiro momento serão priorizados atendimento básicos: consultas para prescrição médica, realização de curativos e tratamento de feridas.
 

Casos graves e de urgência são encaminhados para clínicas parceiras.
 

Melhorias:
 

1 - Mais espaço, alas exclusivas para atendimento de urgência e também para consulta de felinos;
 

2 - Localização em uma região com população carente e em vulnerabilidade social, sem nenhuma condição de arcar com os serviços médicos;
 

3 - Ampliação do horário de atendimento para o período de 8h às 17h;
 

4 - Setor específico para exames de corpo delito em animais sob maus tratos, em ação da Prefeitura em apoio à Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros;
 

5 - Atendimento ao público individualizado, com um profissional da área veterinária destinado ao acompanhamento do tutor e do seu animal do início da consulta até a saída da unidade;
 

6 - Parceria com entidades de defesa dos animais e instituições de ensino, para o desenvolvimento prático e científico;
 

DOCUMENTOS PARA O ATENDIMENTO:
 

Carteira de Identidade (RG);
CPF;

Comprovante de residência em Belo Horizonte;

Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
 

CUIDADOS CONTRA A COVID-19
 

Os usuários devem respeitas as regras e protocolos definidos para o combate ao Coronavírus:

Evitar aglomerações;

Manter distanciamento social;

Uso de máscara;

Higiene das mãos;
 

- Não haverá agendamento de consulta por telefone, somente presencial, com distribuição de 30 senhas por período, a partir das 8 horas até às 17 horas.
 

- Apenas uma pessoa terá a entrada autorizada para acompanhar o animal durante o atendimento e a orientação é que a população não forme filas em frente a unidade.