Pular para o conteúdo principal

39º BH ITINERANTE - Curso de Extensão em Educação Ambiental

atualizado em 07/08/2019 | 11:10

BH Itinerante

O BH Itinerante já virou tradição dentro da programação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Curso de Extensão em Educação Ambiental é semestral e tem aulas teóricas e práticas sobre temas socioambientais. O objetivo é formar educadores ambientais para promover ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade.
 

Atividades diversas como aulas de campo, palestras, grupos de debate e relatos de experiências são realizados. Conteúdo programático: Agenda 21, ambiente urbano (água, solo, ar, flora e fauna), clima, conflitos ambientais urbanos, ecologia interior, fundamentos da educação ambiental, leitura ambiental, planejamento de oficinas e travessias, políticas públicas e redes socioambientais.
 

A programação do BH Itinerante é divulgada semestralmente e as inscrições são feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Para mais informações o telefone é 3246-0600.

 

PROGRAMAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2019

Informações Gerais do Curso:


Período: de 22/8 a 05/12, quintas-feiras
Horário: das 13h30 às 17h30
Carga Horária: 104 horas
Vagas para cursistas: 40
Vagas para monitores voluntários: 3
Público: maiores de 16 anos
 

Inscrições:

Inscrições: 07 e 08 de agosto de de 2019
Horário: das 9h às 17h
 

Local: 

Centro de Extensão em Educação Ambiental / Sala Verde - SMMA
Av. Afonso Pena, 342 / 8° andar - Centro - Belo Horizonte
 

Requisitos para o processo seletivo :

1º) Terão prioridade os candidatos que apresentarem o maior número de certificados referentes às atividades educativas oferecidas pela Gerência de Educação Ambiental - GEEDA/SMMA, de acordo com a seguinte ordem de importância:

  • a - Curso de Extensão em Educação Ambiental “Educação para o Risco Socioambiental”.
  • b - Oficinas de Educação Ambiental, Visitas Orientadas, Travessias/Circuitos Ambientais, Ambiente em Foco, Agentes Ambientais em Ação e Ciclo de Estudos sobre Riscos Socioambientais.
  • c - Atividades educativas promovidas pelos Centros Regionais de Educação Ambiental da SMMA.
  • d - Oficina e/ou Travessia promovida pelos cursistas de edições anteriores do BH Itinerante como trabalho final.

Observação: nos itens b, c e d será considerada a somatória das atividades realizadas.

2º) Candidatos que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA;

3º) Candidatos que já tiverem sido selecionados para edições anteriores do curso BH Itinerante.


Observação: Para todos os itens, no caso de empate, será considerada a ordem de inscrição.

As inscrições deverão ser feitas pessoalmente ou por representante portando autorização assinada pelo interessado(a), constando o número da carteira de identidade e CPF e apresentando certificados das atividades educativas oferecidas pela GEEDA, das quais tenha participado. Considerando que o horário de inscrição iniciará às 9h, aqueles que chegarem antes deste horário deverão participar de sorteio para definir a ordem de inscrição.

Certificação:

Exige-se frequência mínima de 75% da carga horária total do curso para emissão do certificado.

Requisitos para o processo seletivo dos Monitores Voluntários:

  1.  Apresentar certificado do curso BH Itinerante;
  2.  Declarar ter disponibilidade semanal para participar da organização e desenvolvimento do curso, segundas-feiras, das 14h às 16h, e quintas-feiras, das 13h às 18h, no período de 19 de agosto a 12 de dezembro de 2019.

Observação: A seleção de monitores voluntários terá como referência a exposição escrita ou oral, feita no ato da inscrição, sobre as razões que motivam o candidato à Monitoria Voluntária.