Pular para o conteúdo principal

Reciclagem de entulho

criado em - atualizado em

Resíduos da construção civil sendo triturados em uma Estação de Reciclagem da SLU

 

Reciclagem de entulho é a transformação dos resíduos da construção civil em agregados reciclados que podem substituir a brita e a areia em elementos da construção civil que não tenham função estrutural. 


O processo é feito nas Estações de Reciclagem da Prefeitura, que recebem os resíduos de construção e demolição produzidos por grandes geradores que se utilizam de caminhões ou caçambas como meio de transporte. Atualmente Belo Horizonte conta com duas estações: a da Pampulha, criada em 1996, e a da BR-040, implantada em 2006.


Elas estão instaladas em terrenos públicos com área mínima de 6 mil m², cercadas e dotadas de pontos de aspersão de água, para reduzir o excesso de poeira. Essas unidades recebem os resíduos transportados por caminhões e empresas de caçambas desde que apresentem, no máximo, 10% de outros materiais (papel, plástico, metal etc.) e ausência de terra, matéria orgânica, gesso e amianto.


Os resíduos da construção civil produzidos por pequenos geradores são recebidos nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs). Assim que estão devidamente segregados, eles são transportados para as usinas de reciclagem.
 

 

Visão panorâmica de uma Estação de Reciclagem de Entulho da SLU na região da Pampulha

 

Estações de Reciclagem de Entulho

Pampulha 
Rua Polycarpo de Magalhães Viotti, 450 - Bandeirantes 
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 16h
Contato: 3277-7912

 

BR-040 
BR-040, km 531 - Jardim Filadélfia
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 16h
Contato: 3277-9299

 

Programa de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil


Belo Horizonte é considerada referência nacional na gestão e no gerenciamento público de resíduos da construção civil. Numa ação pioneira no país, a Prefeitura, por meio da SLU, implementou o Programa de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil no início dos anos 90. O trabalho inclui alternativas para o recolhimento e para a disposição adequados do entulho com a opção de reaproveitamento.


Os principais objetivos dessa iniciativa são o manejo diferenciado e a correção dos problemas ambientais decorrentes da deposição indiscriminada de entulho na malha urbana. A meta é a valorização econômica desses resíduos, pelo processo de reciclagem.


A experiência de Belo Horizonte na gestão dos resíduos de construção e demolição foi utilizada como referência para a elaboração da Resolução Conama nº 307, de 5 de julho de 2002, que estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil em todo o território nacional.


O principal mérito do Programa de Correções Ambientais e Reciclagem de Entulho é o de oferecer à sociedade o desafio de repensar seus valores e paradigmas, estimulando práticas menos consumistas que tragam, em seu bojo, a proposta de uma nova sociedade moldada no respeito à natureza e aos seus semelhantes.

 

Visitas de estudantes e empresas

A SLU disponibiliza visita técnica à Estação de Reciclagem de Entulho da BR-040, voltada sobretudo ao público universitário e a pessoas ou instituições que estejam desenvolvendo trabalhos relacionados à reciclagem de resíduos da construção civil. As visitas ocorrem quinzenalmente, às sextas-feiras, conforme cronograma de atendimento. É indispensável o prévio agendamento.

 

Entre em contato: comunica.slu@pbh.gov.br ou 3277-9343.