Pular para o conteúdo principal

Visita Mediada aos Teatros

Teatro Francisco Nunes
Foto: Ricardo Laf/FMCBH
criado em - atualizado em

Dentro do Programa Centro de Todo Mundo, a Prefeitura de Belo Horizonte abriu uma agenda para a realização de visitas mediadas nos dois palcos mais tradicionais da cidade, o Teatro Francisco Nunes e o Teatro Marília.

 

Para agendar uma visita, o público deve enviar uma solicitação através dos e-mails tfn.fmc@pbh.gov.br (Teatro Francisco Nunes) e tm.fmc@pbh.gov.br (Teatro Marília). Os gestores dos respectivos teatros entrarão em contato com os solicitantes a fim de marcar data e horário para a visita.

 

Durante a visita mediada, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história dos dois espaços, além de ter contato com a estrutura física e arquitetônica, construídas para receber espetáculos de dança, teatro, música, além de eventos como seminários e fóruns que movimentam a capital.

 

Quando acontecem as Visitas Mediadas?

 

Teatros Marília

  • Toda última quarta-feira do mês, mediante agendamento no e-mail: tm.fmc@pbh.gov.br.

Francisco Nunes

Classificação: Livre | Duração: em torno de 40 minutos
 

Teatro Francisco Nunes

Localizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Teatro Francisco Nunes foi inaugurado em 1950. O nome do teatro é uma homenagem ao grande clarinetista e maestro mineiro Francisco Nunes (1875-1934), que criou a Sociedade de Concertos Sinfônicos de Belo Horizonte e dirigiu o Conservatório Mineiro de Música.

 

O palco do Teatro Francisco Nunes também abrigou o nascimento do moderno Teatro Mineiro em suas mais variadas tendências, como os trabalhos de João Ceschiatti, João Etienne Filho, Jota Dangelo e Haydée Bittencourt. Desde 1980, depois de passar por uma grande reforma, o espaço funciona como palco de variados espetáculos e eventos de Belo Horizonte, ficando entre os mais modernos palcos mineiros.

Teatro Marília

Desde as décadas de 60, o Teatro Marília é referência cultural, afirmando-se como importante espaço teatral no circuito nacional e possuindo uma das caixas cênicas mais harmoniosas da cidade. No local, funcionaram também a Galeria Guignard e o bar Stage Door, pontos de encontro entre artistas e público.

 

Devido à história e importância cultural, em 1991, o Teatro foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município para uso cultural. No ano de 2014 passou por uma restauração, ganhando novas cadeiras e tratamento acústico, intervenções que tiveram o objetivo de proporcionar mais conforto ao público e aos artistas. Neste mesmo ano o teatro foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Belo Horizonte.

Os teatros Marília e Francisco Nunes recebem espetáculos pagos e gratuitos. Toda a programação pode ser conferida no botão abaixo: 

Programação dos Teatros