Pular para o conteúdo principal

VISITA GUIADA AO CEMITÉRIO DO BONFIM

criado em - atualizado em

O Cemitério do Bonfim, necrópole mais antiga da cidade, tem a história contada através de diversificadas obras de arte. Apresentar toda essa riqueza é a proposta do Projeto “Visita Guiada ao Cemitério do Bonfim”, realizado desde 2012 por meio de parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

 

A atividade tem por objetivo apresentar ao participante a riqueza arquitetônica e cultural do cemitério mais antigo da capital mineira. Além disso, como destaca a idealizadora do projeto, a historiadora e professora do Programa de pós-graduação da Escola de Design da Uemg, Marcelina das Graças de Almeida, a ideia é apresentrar o cemitério como  um “espaço singular, com um acervo riquíssimo que não pode ser visto em outro lugar e contar histórias ímpares do ponto de vista etnográfico e religioso, como os túmulos de devoção marginal, ou aquelas que não são oficializadas pela igreja”, afirma a historiadora.

 

Boa parte do público que participa da visita guiada consiste em historiadores, profissionais das áreas da Arquitetura, Turismo, Artes Visuais e Design, além de estudantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. No entanto, a visita tem o objetivo de apresentar a história do espaço a qualquer cidadão ou turista que tenha curiosidade e amor à arte. 

 

As visitas acontecem em grupo, em datas pré-estabelecidas e têm número limitado de vagas para participantes. A cada mês, a visita aborda um tema cemiterial diferente. 

 

No momento, o projeto encontra-se em fase de renovação contratual. Confira nesta página, em breve, as novas datas disponíuveis para participar!