Pular para o conteúdo principal

Fundação Municipal de Cultura

A Fundação Municipal de Cultura - FMC, instituída pela Lei n.º 9011, em 1º de janeiro de 2005, tem por finalidade planejar e executar a política cultural do Município de Belo Horizonte por meio da execução de programas, projetos e atividades que visem ao desenvolvimento cultural.

 

Vinculada ao Gabinete do Prefeito, a FMC integra a Administração Pública Indireta do Município e possui autonomia administrativa e financeira, assegurada, especialmente, por dotações orçamentárias, patrimônio próprio, aplicação de suas receitas e assinatura de contratos e convênios com outras instituições.

 

Desde que foi criada, a FMC tem alcançado seus objetivos aliada à busca para a concretização das diretrizes relativas à cultura municipal. Prova disso é a implantação de novos centros de promoção de atividades culturais em todas as regionais da cidade, além da ampliação de incentivos a projetos e atividades culturais por meio dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Além disso, a Fundação tem por atribuição zelar pelo patrimônio cultural do município, bem como promover ações de preservação da memória e de incentivo às manifestações culturais da cidade.