Pular para o conteúdo principal

Semana de Orientação Profissional

Turma de alunos em frente à banner em que se lê: A juventude que muda o mundo
Arquivo Smed
criado em - atualizado em

A Lei Municipal nº 11.056, de 28 de junho de 2017, “institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas Escolas Públicas Municipais de Belo Horizonte. Essa semana, em sua 1ª edição, foi coordenada e organizada pela Diretoria da Educação Integral (DIED) e pela Diretoria do Ensino Fundamental (DEFU) da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED), em novembro e dezembro/ 2017, atendendo 15 unidades escolares, com a participação de 24 parceiros, por meio da proposta intitulada “Semana da Orientação Profissional – construindo seu projeto de futuro”.

 

A Semana de Orientação Profissional - SOP voltou-se para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos, estudantes das turmas do Projeto Geração Ativa e da Educação de Jovens e Adultos – EJA) das escolas municipais de Belo Horizonte. A iniciativa da SMED objetivou oferecer atividades de orientação sobre o mundo do trabalho, promover dinâmicas de autoconhecimento, informar sobre as principais profissões existentes no mercado de trabalho e sobre as qualificações possíveis, esclarecer sobre atribuições próprias do campo do trabalho e despertar o interesse para a construção de projeto de vida/ futuro.

 

Em 2019, dentre as atividades previstas, houve o encontro mensal, de fevereiro/2019 a setembro/2019, entre representantes de Escolas Municipais e parceiros (ONGs, empresas, OSCs, dentre outros). Nos encontros, as escolas apontam as demandas formativas dos estudantes quanto à qualificação profissional e cidadã e os parceiros mencionam a disponibilidade em, gratuitamente, assistir às escolas, ofertando oficinas e/ou workshops, vagas em cursos/ atividades, fazendo palestras, divulgando seus trabalhos, dentre outros. O intuito é alargar o campo de visão da juventude no sentido da preparação pessoal para uma futura profissão e/ou promover rodas de conversa e ações afins à discussão sobre o mundo de trabalho.

 

As atividades ocorreram nas escolas, durante o ano letivo, e, na Semana da Educação, ocorrida em setembro de 2019, por meio dos Circuitos de Diálogos e Aprendizagens, nos quais atuam diversos parceiros que assistiram às escolas participantes do OBA! (Observatório da Adolescência), seja pelo Grupo de Estudos Colaborativos Juventudes na Educação Integral#Atitude! (GEC - JEI#Atitude!), seja pela SOP (Semana de Orientação Profissional), seja pelas ações dos Núcleos de Adolescência Cidadã (NACs) e/ ou Núcleos de Juventude Cidadã (NJCs).

 

Em 2019, 32 instituições escolares foram aguardadas no Museu de Artes e Ofícios (MAO), para participarem, durante a Semana da Educação, das atividades da SOP. Houve a presença efetiva de 900 estudantes participantes de ações com parceiros, além da semana SOP.

 

Ao todo, entre 2017 e 2018, o OBA! já contou com o apoio de 49 parceiros, além das ações intersetoriais, com diversas Diretorias e Gerências da PBH.