Pular para o conteúdo principal

Projeto Aulas-Passeio

Crianças seguram balões azuis
criado em - atualizado em

O Projeto Aulas- Passeio é uma ação da Diretoria da Educação Integral, direcionado aos estudantes do Programa Escola Integrada, e consiste na promoção de visitas a espaços culturais, esportivos, recreativos, áreas de preservação ambiental, instituições científicas e militares, contribuindo para a apropriação da cidade, por meio da exploração de suas potencialidades.

 

O termo aula- passeio tem a sua origem na Pedagogia Freinet, teoria elaborada pelo francês Celestin Freinet, na primeira metade do século XX.

 

Assim como proposto pelo educador francês, as Aulas- Passeio do Programa Escola Integrada investem na Educação Integral dos estudantes, entendendo que a leitura da própria cidade e de seus equipamentos são capazes de gerarem conhecimentos inteligíveis e saberes sensíveis. Nessa perspectiva, ao associar os substantivos aula e passeio, propõe-se o encontro da razão com a sensibilidade.

 

No início de cada semestre, a equipe das Aulas- Passeio disponibiliza o cardápio para as escolas e abre a agenda para a escolha e marcação das visitas, conforme as vagas e condições disponibilizadas pelos parceiros. Para ter acesso ao cardápio e agendar as Aula-Passeio, os Professores Coordenadores do Programa Escola Integrada devem acessar o Sistema de Gestão das Aulas- Passeio (SIGAP).

 

A Secretaria Municipal possui 50 parceiros cadastrados, com atendimento a 65.067 estudantes.