Pular para o conteúdo principal

BH NAS TELAS: FUNDO

criado em - atualizado em

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

A Secretaria Municipal de Cultura torna pública a HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO do EDITAL SETORIAL AUDIOVISUAL 2019 – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, conforme anexos abaixo relacionados:

ANEXO I: RELAÇÃO DE PROJETOS APROVADOS
ANEXO II: RELAÇÃO DE PROJETOS SUPLENTES

Os Empreendedores de projetos constantes na relação dos aprovados estarão aptos a obter o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, mediante apresentação de toda a documentação exigida pelo Art. 40 do Edital no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis a contar da data de publicação da Homologação do Resultado do Edital no DOM, por meio de requerimento disponível no SITE OFICIAL DE ATENDIMENTO DA LMIC.

Todas as normas, os procedimentos e as demais regras referentes à obtenção do Certificado e às etapas posteriores do Edital, no que diz respeito à assinatura do Termo de Compromisso, à execução e à prestação de contas dos projetos culturais aprovados, constam na INSTRUÇÃO NORMATIVA 032/2019, que dispõe sobre a seleção e o acompanhamento da execução de projetos culturais na modalidade Fundo Municipal de Cultura.

ATENÇÃO: após o envio do Certificado, o Empreendedor terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para solicitar a emissão do Termo de Compromisso, por meio de requerimento disponível no
SITE OFICIAL DE ATENDIMENTO DA LMIC. Como condição para a solicitação do Termo de Compromisso, o Empreendedor deverá providenciar a abertura de conta bancária para o projeto, a apresentação de 1ª readequação (quando for o caso), a solicitação do Termo de Contrapartida e a apresentação de todos os demais documentos obrigatórios, em conformidade com a INSTRUÇÃO NORMATIVA 032/2019.


A INSTRUÇÃO NORMATIVA 032/2019, bem como todos os formulários a serem utilizados pelos projetos aprovados no EDITAL SETORIAL AUDIOVISUAL 2019 – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, estão disponibilizados no SITE OFICIAL DE ATENDIMENTO DA LMIC.

Description: C:\Users\leona\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\B5C35193.tmp ACESSE A PUBLICAÇÃO DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO NO DOM


 

ANÁLISE GERAL
DADOS E INDICADORES DO EDITAL

Para o biênio 2018-2019, em caráter inédito, os editais da modalidade Incentivo Fiscal e Fundo foram separados. Com esta diretriz aprovada pelo Conselho Municipal de Política Cultural (Comuc), o processo de inscrições pôde ser simplificado, as regras e os demais procedimentos de participação se tornaram mais claros e o resultado é fruto de um intenso trabalho de aperfeiçoamento destes mecanismos, bem como de uma maior mobilização por meio da da Caravana da Cultura, iniciativa que vem percorrendo centros culturais em todas as regionais do município para apresentação dos editais e treinamento dos proponentes.

A exemplo dos editais anteriores, tendo em vista a necessidade de transparência e disponibilização do acesso à informação, bem como análise de indicadores e demais informações que subsidiarão o desenvolvimento de novos editais vinculados à Política Municipal de Fomento à Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura divulga também amplo estudo dos projetos e do perfil dos Empreendedores inscritos no Edital, bem como estudo dos aprovados.

ESTUDO COMPLETO DOS INSCRITOS 
ESTUDO DOS APROVADOS


Alguns destaques:
 R$ 1.300.000,00 distribuídos exclusivamente para a cadeia do Audiovisual
 28 projetos aprovados [15,14% dos inscritos]
 Expectativa de 1 milhão de cidadãos contemplados
 Mais de 480 postos de trabalhos gerados
 82% dos Empreendedores nunca aprovou projeto antes
 64% dos projetos são inéditos
 50% são mulheres
 53% são negros e pardos
 Mínimo de 3% dos projetos para todas as regionais
 Houve, em média, menos de 5% de corte nos valores aprovados


 

 

RESULTADO DE ANÁLISE DOS RECURSOS

A Secretaria Municipal de Cultura, em observância ao disposto no Art. 36 do EDITAL SETORIAL AUDIOVISUAL 2019 – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 08 de julho de 2019, torna público, conforme ANEXO ÚNICO, o resultado de ANÁLISE DE RECURSOS quanto às notas atribuídas aos projetos culturais no resultado do Edital, publicado em 9 de outubro de 2019.

O parecer conclusivo da análise dos recursos poderá ser requisitado na Diretoria de Fomento e Economia da Cultura, sediada na Avenida Augusto de Lima, 30 – 3° andar – Centro – Belo Horizonte/MG, mediante solicitação pessoal do Empreendedor ou pelo detentor de procuração, devendo ser preenchido formulário próprio no ato da requisição.

ANEXO ÚNICO

Em conformidade com o Art. 37, a próxima etapa consistirá na homologação do Resultado Final do Edital, contendo a relação dos projetos aprovados, bem como de todos os suplentes em cada setor artístico-cultural, sendo respeitada a ordem decrescente de pontuação.

ACESSE A PUBLICAÇÃO NO DOM


RESULTADO

A Secretaria Municipal de Cultura e a Câmara de Fomento à Cultura Municipal tornam público o resultado do EDITAL SETORIAL AUDIOVISUAL 2019 – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, em conformidade com os anexos abaixo relacionados: 

 ANEXO I: RELAÇÃO DE PROJETOS APROVADOS
 ANEXO II: RELAÇÃO DE PROJETOS SUPLENTES 

O Empreendedor terá o prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data da publicação, para solicitar o parecer técnico do seu projeto. A solicitação do parecer deverá ser realizada exclusivamente por meio do link abaixo, sendo obrigatório o upload do documento de identidade do Empreendedor. O não preenchimento da solicitação de forma integral acarretará no não envio do parecer.

 SOLICITAÇÃO DE PARECER [prazo encerrado]

O período de interposição de recursos será de até 3 (três) dias úteis contados da data do envio do parecer. A Secretaria Municipal de Cultura não disponibiliza formulário padrão/modelo de interposição de recursos. No ato do envio, o Empreendedor deverá preencher seu nome completo, e-mail, CPF, nome e número do projeto, bem como as motivações que julgar necessárias. 

 RECURSO

Após recebidos e decididos eventuais recursos, o resultado final será homologado e publicado no DOM.

 ACESSE A PUBLICAÇÃO DO RESULTADO NO DOM



ANÁLISE GERAL
DADOS E INDICADORES DO EDITAL

Para o biênio 2018-2019, em caráter inédito, os editais da modalidade Incentivo Fiscal e Fundo foram separados. Com esta diretriz aprovada pelo Conselho Municipal de Política Cultural (Comuc), o processo de inscrições pôde ser simplificado, as regras e os demais procedimentos de participação se tornaram mais claros e o resultado é fruto de um intenso trabalho de aperfeiçoamento destes mecanismos, bem como de uma maior mobilização por meio da da Caravana da Cultura, iniciativa que vem percorrendo centros culturais em todas as regionais do município para apresentação dos editais e treinamento dos proponentes.

A exemplo dos editais anteriores, tendo em vista a necessidade de transparência e disponibilização do acesso à informação, bem como análise de indicadores e demais informações que subsidiarão o desenvolvimento de novos editais vinculados à Política Municipal de Fomento à Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura divulga também amplo estudo dos projetos e do perfil dos Empreendedores inscritos no Edital, bem como estudo preliminar do resultado.

 ESTUDO COMPLETO DOS INSCRITOS 
 ESTUDO PRELIMINAR DOS APROVADOS


Alguns destaques:

  • R$ 1.300.000,00 distribuídos exclusivamente para a cadeia do Audiovisual
  • 28 projetos aprovados [15,14% dos inscritos]
  • Expectativa de 1 milhão de cidadãos contemplados
  • Mais de 480 postos de trabalhos gerados
  • 82% dos Empreendedores nunca aprovou projeto antes
  • 64% dos projetos são inéditos
  • 50% são mulheres
  • 53% são negros e pardos
  • Mínimo de 3% dos projetos para todas as regionais
  • Houve, em média, menos de 5% de corte nos valores aprovados


OBS: o estudo completo dos aprovados será divulgado junto à homologação do resultado, após a finalização da etapa recursal do Edital.



RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS

A Secretaria Municipal de Cultura, em observância ao disposto no parágrafo único do Art. 29 do EDITAL SETORIAL AUDIOVISUAL 2019 – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 08 de junho de 2019, torna público, conforme ANEXO ÚNICO, o RESULTADO DE ANÁLISE DOS RECURSOS apresentados quanto à RELAÇÃO DE PROJETOS DESCLASSIFICADOS do Edital, publicada no DOM em 28/09/2019.

O parecer conclusivo da análise dos recursos poderá ser requisitado na Diretoria de Fomento e Economia da Cultura, sediada na Avenida Augusto de Lima, 30 – 3° andar – Centro – Belo Horizonte/MG, mediante solicitação pessoal do Empreendedor ou pelo detentor de procuração, devendo ser preenchido formulário próprio no ato da requisição.

Em conformidade com o Art. 34 do Edital, a próxima etapa consistirá na divulgação do resultado com a relação dos projetos aprovados, bem como de todos os suplentes em cada categoria, sendo respeitada a ordem decrescente de pontuação.
 

 ANEXO ÚNICO 
 ACESSE A PUBLICAÇÃO NO DOM 



RELAÇÃO DE PROJETOS DESCLASSIFICADOS

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em observância ao disposto no parágrafo único do Art. 29 do EDITAL SETORIAL AUDIOVISUAL 2019 – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 08 de junho de 2019, torna público a relação dos 34 (trinta e quatro) projetos desclassificados.

Fica estabelecido o prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data da publicação no Diário Oficial do Município (DOM), para apresentação de recurso à Secretaria Municipal de Cultura. 

Os recursos deverão ser apresentados exclusivamente no link abaixo.

 RECURSOS [prazo encerrado] 

No ato do envio, os Empreendedores deverão informar o número da inscrição e o título do projeto, o nome do Empreendedor, e-mail, CPF e as devidas motivações que julgar necessárias.

 RELAÇÃO DE PROJETOS DESCLASSIFICADOS
 ACESSE A PUBLICAÇÃO NO DOM



LISTA DEFINITIVA DE PROJETOS INSCRITOS

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em observância ao disposto no parágrafo único do Art. 26 do EDITAL SETORIAL AUDIOVISUAL 2019 – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 08 de junho de 2019, torna público, por meio do ANEXO I, a lista definitiva dos 185 (cento e oitenta e cinco) projetos inscritos que serão avaliados pela Câmara de Fomento à Cultura Municipal, bem como o ANEXO II, que contém o resultado de análise dos recursos apresentados após a publicação da lista de inscritos no DOM em 17 de julho de 2019. O ANEXO III contém a relação dos projetos cancelados com as devidas motivações. 
 

ANEXO I: Lista definitiva de projetos inscritos no Edital
ANEXO II: Resultado da análise de recursos
ANEXO III: Relação dos projetos cancelados

 

 ACESSE A PUBLICAÇÃO NO DOM 

Em conformidade com o Art. 32 do presente Edital, a análise e o julgamento dos projetos ocorrerão no prazo máximo de 100 (cem) dias, a contar do término do período de inscrições.

O prazo poderá ser prorrogado, a critério da Secretaria Municipal de Cultura, desde que devidamente motivado.



LISTA DE INSCRITOS 

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em observância ao disposto no parágrafo único do Art. 26 do EDITAL SETORIAL AUDIOVISUAL 2019 – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 08 de junho de 2019, torna público a relação dos 185 (cento e oitenta e cinco) projetos inscritos.

Fica estabelecido o prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data da publicação no Diário Oficial do Município (DOM), para apresentação de recurso à Secretaria Municipal de Cultura.

Os recursos deverão ser apresentados exclusivamente no link abaixo.

RECURSOS [prazo encerrado] 

No ato do envio, os Empreendedores deverão informar o número da inscrição e o título do projeto, o nome do Empreendedor, e-mail, CPF e as devidas motivações que julgar necessárias.

O ANEXO II contém a relação de projetos cancelados, nos termos dos Art. 5º, 6º e 9º do Edital.

RELAÇÃO DE ANEXOS:

ANEXO I: Relação de projetos inscritos
ANEXO II: Relação de projetos cancelados

 ACESSE A PUBLICAÇÃO NO DOM



BH NAS TELAS – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA

A Secretaria Municipal de Cultura torna público que, de 08 de junho a 08 de julho de 2019, estará aberto o prazo de inscrição de projetos culturais para obtenção de benefícios do EDITAL SETORIAL AUDIOVISUAL 2019: FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, integrante do BH NAS TELAS - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO AUDIOVISUAL DE BELO HORIZONTE, desenvolvido no âmbito da Política Municipal de Fomento à Cultura do município.
 

RESUMO DAS INFORMAÇÕES

O presente Edital é integrante do BH NAS TELAS - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO AUDIOVISUAL DE BELO HORIZONTE criado pela Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte por meio de um conjunto de políticas voltadas ao reconhecimento das peculiaridades e das mais diversas formas de manifestação do audiovisual no município, ao fortalecimento do mercado e da indústria do audiovisual no município, à democratização do acesso à linguagem e ao fomento ao desenvolvimento, à produção e à comercialização de obras. Composto por três editais, o programa prevê um investimento inédito para o audiovisual da cidade. Serão cerca de nove milhões já assegurados para 2019, valor três vezes maior que a média dos investimentos anuais. Este edital destinará o valor total de R$ 1.215.000,00 (um milhão duzentos e quinze mil reais) para a seleção de projetos nas categorias produção de curta ou média-metragem, realização de festivais, pesquisa e audiovisual comunitário. Em breve serão lançados os próximos editais: FIQ Games BH e Desenvolvimento, Produção e Comercialização (Longas-metragens e produtos para TV).


PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
08/Junho (0h) a 08/Julho (17h)

QUEM PODE SE INSCREVER?
Pessoas físicas
Obs: todos os Empreendedores deverão ser domiciliados em Belo Horizonte e comprovarem sua atuação na área cultural mediante apresentação de currículo detalhado e material comprobatório (clipping).

EM QUAIS SETORES?
Destinado apenas para o setor Audiovisual.

O QUE É A MODALIDADE FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA?
Fundo Municipal de Cultura (Fundo) é um mecanismo pelo qual o Município de Belo Horizonte viabiliza diretamente projetos culturais, por meio de repasse de recursos financeiros do Fundo Municipal de Cultura.

QUAL O MONTANTE TOTAL DE RECURSOS DO EDITAL?
R$ 1.215.000,00 (um milhão duzentos e quinze mil reais)

QUAL O VALOR MÁXIMO PARA CADA PROJETO?
O Art. 11 do Edital contém todas as categorias, com os respectivos limites de financiamento.

QUANTOS PROJETOS POSSO INSCREVER? 
É permitido apenas 1 (um) projeto por Empreendedor. 

POSSO INSCREVER O MESMO PROJETO DO EDITAL INCENTIVO FISCAL NO FUNDO?
Os projetos inscritos no Edital 2018-2019 do Incentivo Fiscal não poderão ser inscritos novamente em nenhum dos editais que integram o BH NAS TELAS. O Empreendedor, contudo, poderá inscrever um projeto diferente neste Edital.

INSCRIÇÕES:
Para realizar a inscrição, o Empreendedor deverá possuir cadastro ativo na plataforma MAPA CULTURAL BH.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 
 



CARAVANA DA CULTURA

Para apresentar as novidades do Edital, uma Caravana Cultural irá percorrer centros culturais de diferentes regionais de Belo Horizonte, visando a divulgação das informações e instruções sobre os procedimentos a serem adotados para as inscrições. Serão realizados encontros totalmente gratuitos ao longo de Junho.

Agenda da Caravana, contendo datas, horários e locais:
 

LOCAL

DATA

ENDEREÇO

HORÁRIO

Centro Cultural Alto Vera Cruz (CCAVC)10 de JunhoRua. Padre Júlio Maria, 1577 - Alto Vera Cruz 
Tels.: (31) 3277-5612 e 3277-5618
19h às 21h30
 Centro Cultural São Geraldo (CCSG)11 de Junho

​Av. Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo
Tel.: (31) 3277-5648 

19h às 21h30
Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (CCLAO)11 de Junho

Av. Antônio Carlos, 821- Lagoinha (dentro do Mercado da Lagoinha)
Tels.: (31) 3277-6091 ou 3277-6077

19h às 21h30
Centro Cultural Padre Eustáquio (CCPE)12 de Junho

Rua Jacutinga (antiga Feira Coberta), 821 -Padre Eustáquio 
Tels.: (31) 3277-8394 ou 3277-7269

19h às 21h30
Centro Cultural Salgado Filho (CCSF)13 de Junho

Rua Nova Ponte, 22 - Salgado Filho
Tels.: (31) 3277-9625

19h às 21h30
Centro Cultural Urucuia (CCU)17 de Junho

Rua W3, 500 - Pongelupe
Tels.: (31) 3277-1531 e 3277-1549

19h às 21h30
Centro Cultural Zilah Spósito (CCZS)18 de JunhoRua Carnaúba, 286 -  Jaqueline 
Tel.: (31) 3277-5498 
19h às 21h30


 



LINKS E DOWNLOADS:
 

EDITAL BH NAS TELAS – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA 
PUBLICAÇÃO NO DOM 
PUBLICAÇÃO NO DOM - RETIFICAÇÃO 
PUBLICAÇÃO NO DOM - COMUNICADO 
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E PLANILHA FINANCEIRA 
ANEXO I (DOCUMENTOS E DEMAIS INFORMAÇÕES TÉCNICAS OBRIGATÓRIAS) 
ANEXO II (EQUIPAMENTOS PÚBLICOS VINCULADOS À SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA) 
ANEXO III (RELAÇÃO DE BAIRROS, REGIONAIS E TERRITÓRIOS DE GESTÃO COMPARTILHADA)
ANEXO IV (RELAÇÃO DE ENDEREÇOS PARA USO DE COMPUTADOR E INTERNET) 
ANEXOS V e VI (MODELOS DE DECLARAÇÃO DE CO-RESIDÊNCIA E AUTODECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA)
ANEXO VII (MINUTA DO TERMO DE COMPROMISSO) 
ANEXO VIII (CONCEITOS UTILIZADOS PELO EDITAL) 
MANUAL DE INSCRIÇÃO 
PERGUNTAS FREQUENTES 

 


 

CANAL DE DÚVIDAS E ATENDIMENTO